Selos comemorativos de Nova Friburgo

Um ano escasso: última grande celebração no Brasil foi o carnaval, no fim de fevereiro
sábado, 01 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O selo dos 200 anos
O selo dos 200 anos

Neste ano de 2020, a última grande festa popular nacional foi o carnaval, no final de fevereiro. Em Nova Friburgo e em todo o país, o brasileiro se esbaldou, como sempre, sem saber que um novo coronavírus estava à espreita, e que as demais datas comemorativas seriam suspensas. 

Logo depois da festa de Momo, o Brasil e o mundo parou: em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde, OMS, decretou pandemia do novo coronavírus e confinou o povo em suas casas. As ruas ficaram desertas, os parques e as praias foram proibidas, lojas e comércio em geral fecharam as portas, e os aviões não decolaram mais.  

200 anos de Nova Friburgo

Esse ano, Nova Friburgo não festejou seu aniversário, em 16 de maio, como sempre. Não teve os tradicionais desfiles militar, cívico e as atrações ao longo de todo o dia. Há dois anos, quando se comemorou os 200 anos de fundação, tivemos o lançamento do selo e do carimbo personalizados em homenagem ao bicentenário, pelos Correios.

O selo e o carimbo exibem as montanhas do município, a marca dos 200 anos, a data de fundação do município e a frase “Cidade de todos os povos”.

200 anos da Imigração Suíça

Ano passado teve o Agosto Suíço, com a comemoração dos 200 anos da chegada dos primeiros suíços a Nova Friburgo. Um dos momentos mais aguardados foi o lançamento oficial do selo do bicentenário da imigração suíça, uma iniciativa da Associação Nova Friburgo-Fribourg, da Casa Suíça e da Colônia Suíça de Nova Friburgo, com apoio da Fundação Dom João VI. 

Teve hasteamento de bandeiras na Praça das Colônias, no Suspiro, e na Casa Suíça, ambas com a presença do cônsul-geral da Suíça no Rio, Rudolf Wyss, além de apresentações de danças e músicas típicas, coral, capoeira e o folclórico Cortejo de Lanternas. 

O selo resume a trajetória dos primeiros colonos suíços até a chegada ao Brasil, retratando as dificuldades do percurso, os Alpes Suíços se fundindo com o Cão Sentado, paisagens características da Suíça e de Nova Friburgo.

75 anos de A VOZ DA SERRA

Em 7 de abril de 2020, o jornal completou 75 anos de fundação, e a data seria comemorada com grande festa, como sempre foram celebradas as datas anteriores e como a ocasião merecia. Adiada devido a pandemia, restou uma bela edição de aniversário e uma logo comemorativa publicada durante todo o mês de abril, na primeira página do jornal.

Mas a empresa queria muito mais. Para tanto, até o final deste ano, dentro das comemorações dos 75 anos, está previsto o lançamento de um selo oficial, produzido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), com a cerimônia de oblituração - que consiste em chancelar o selo com carimbo personalizado, no nosso caso oficializando a marca dos 75 anos de A VOZ DA SERRA. 

A intenção da direção é registrar para a posteridade a trajetória de um dos jornais mais antigos do Brasil ainda em circulação, um orgulho para Nova Friburgo. E através do selo, propiciar a historiadores, colecionadores, assinantes e afins, o acesso a sua história, de modo que também possam se apropriar e fazer parte dela. 

Reafirmamos a expectativa de que haveremos de comemorar, se não como gostaríamos, com os convidados marcando presença fisicamente, ao menos virtualmente, ainda neste ano de 2020. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: