Saiba a diferença entre atividade física e exercício físico

Treinamento ajuda a facilitar as tarefas cotidianas
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
por Por Bruno Rafael*
Saiba a diferença entre atividade física e exercício físico

Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias e cuidar da saúde, no entanto, a formas de fazer isso variam bastante. Os benefícios da prática esportiva para a saúde e para a qualidade de vida são amplamente divulgados nos meios de comunicação. Porém, é preciso mais que a prática diária. As pessoas precisam se tornar mais ativas ao longo do dia, realizando movimentos corporais para escapar do sedentarismo.    

O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos. Realizar pouca ou nenhuma atividade motora, que gere algum gasto calórico relevante, pode provocar diversas consequências, como por exemplo, o surgimento de doenças. 

Dessa forma, uma pessoa sedentária não é aquela que não pratica atividade física regular, mas sim, a que possui um comportamento diário caracterizado pela quantidade de tempo destinado a um conjunto de atividades que não aumentam significativamente o gasto energético em relação ao repouso. 

Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias, não acumular quilos extras e também para manter o aparelho cardiovascular em dia. No entanto, as formas de fazer isso variam bastante. Nem todos sabem, mas a atividade física e exercício físico, embora ambos sejam benéficos, não são a mesma coisa. Vamos conhecer a diferença entre eles?

 

Atividade física

A atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. 

Atividades cotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, cuidar do jardim, pode ser considerada uma atividade física.

A atividade física não é algo sistematizado ou programado, simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano em existir e se relacionar com seu meio e seu estilo de viver.

 

Exercício Físico

O exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo especifico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.

O exercício serve para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares. 

Os exercícios propostos pelo professor de Educação Física como futebol, basquete, tênis, natação, musculação e outros, entram nesta classificação. 

Segunda a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, uma pessoa, para ser considerada ativa e alcançar esses benefícios, precisa de, no mínimo, três vezes de exercício físico por semana, seja de forma contínua ou intercalada. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo a doença do século, e bastam apenas alguns minutos por dia para evitar que esse mal atinja você. É muito importante conversar com as crianças e jovens sobre a importância de se tornar uma pessoa, e no futuro, um adulto ativo.

*Bruno Rafael é profissional de Educação Física (Publicado originalmente em countryclubniteroi.com.br)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: