Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias e cuidar da saúde, no entanto, a formas de fazer isso variam bastante. Os benefícios da prática esportiva para a saúde e para a qualidade de vida são amplamente divulgados nos meios de comunicação. Porém, é preciso mais que a prática diária. As pessoas precisam se tornar mais ativas ao longo do dia, realizando movimentos corporais para escapar do sedentarismo.
O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos. Realizar pouca ou nenhuma atividade motora, que gere algum gasto calórico relevante, pode provocar diversas consequências, como por exemplo, o surgimento de doenças.
Dessa forma, uma pessoa sedentária não é aquela que não pratica atividade física regular, mas sim, a que possui um comportamento diário caracterizado pela quantidade de tempo destinado a um conjunto de atividades que não aumentam significativamente o gasto energético em relação ao repouso.
Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias, não acumular quilos extras e também para manter o aparelho cardiovascular em dia. No entanto, as formas de fazer isso variam bastante. Nem todos sabem, mas a atividade física e exercício físico, embora ambos sejam benéficos, não são a mesma coisa. Vamos conhecer a diferença entre eles?
Atividade física
A atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando.
Atividades cotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, cuidar do jardim, pode ser considerada uma atividade física.
A atividade física não é algo sistematizado ou programado, simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano em existir e se relacionar com seu meio e seu estilo de viver.
Exercício Físico
O exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo especifico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.
O exercício serve para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares.
Os exercícios propostos pelo professor de Educação Física como futebol, basquete, tênis, natação, musculação e outros, entram nesta classificação.
Segunda a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, uma pessoa, para ser considerada ativa e alcançar esses benefícios, precisa de, no mínimo, três vezes de exercício físico por semana, seja de forma contínua ou intercalada.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo a doença do século, e bastam apenas alguns minutos por dia para evitar que esse mal atinja você. É muito importante conversar com as crianças e jovens sobre a importância de se tornar uma pessoa, e no futuro, um adulto ativo.
*Bruno Rafael é profissional de Educação Física (Publicado originalmente em countryclubniteroi.com.br)
Deixe o seu comentário