Dom Rafael Llano Cifuentes, que foi bispo da Diocese de Nova Friburgo de 2004 a 2010, faleceu em 28 de novembro de 2017, e desde então encontra-se sepultado no mausoléu Opus Dei, no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Nesta semana seus restos mortais serão transladados para Nova Friburgo para serem depositados em uma cripta na capela do seminário diocesano Nossa Senhora da Conceição, no bairro Tingly, idealizado por ele.
A diocese friburguense vai aproveitar a ocasião para reverenciar a memória do religioso mexicano que teve participação destacada na comunidade católica quando atuou como o terceiro bispo de Nova Friburgo. A programação especial de homenagens começa nesta terça-feira, 22, com um fórum de debates a partir das 19h, no Colégio Nossa Senhora das Mercês, no Centro. O evento será promovido pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) com apoio da editora Quadrante e da Diocese de Nova Friburgo. A discussão terá como tema “Educar na era das inteligências artificiais: novos desafios e possibilidades”, com transmissão pelo YouTube da TV UCP e das redes sociais da Diocese de Nova Friburgo.
Na quarta-feira, 23, os restos mortais do bispo serão recebidos em uma urna às 15h na Catedral São João Batista, na praça Dermeval Barbosa Moreira, com orações e missa às 16h, presidida por Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, atual bispo de Nova Friburgo. Às 18h, terço, e às 19h, palestra sobre a vida e o legado de Dom Rafael; às 20h, translado dos restos mortais para o seminário com vigília. Na quinta-feira, 24, às 10h, missa na capela do seminário do Tingly, celebrada por Dom Alano Maria Pena, segundo bispo de Nova Friburgo, com o rito da deposição dos restos mortais na cripta.
Sobre Dom Rafael
Dom Rafael Llano Cifuente nasceu na cidade do México, em 18 de fevereiro de 1933. Licenciado em Direito Civil pela Universidade de Salamanca, em 1955, obteve o doutorado em Direito pela Universidade de Salamanca, em 1956, com a tese “El caudillismo em Latino-américa”. Ele recebeu a ordenação sacerdotal em 20 de dezembro de 1959 e foi nomeado bispo titular de Mades e auxiliar do Rio de Janeiro em 4 de abril de 1990. Sua ordenação a bispo foi em 29 de junho de 1990.
Dom Rafael foi o criador, na Coordenação da Pastoral da Juventude, dos denominados “Encontros Jovem-Rio” que aconteciam a cada dois anos em união com o papa nas Jornadas Mundiais da Juventude e fundou o curso de liderança para coordenadores dessa pastoral. Nomeado bispo da Diocese de Nova Friburgo pelo Papa João Paulo II em maio de 2004, tomou posse em 20 de junho de 2004. Em maio de 2008 foi nomeado bispo responsável pela Delegação Oficial do Brasil para VI Encontro Mundial do Papa com as Famílias.
No dia 20 de janeiro de 2010, Dom Rafael teve sua renúncia como bispo de Nova Friburgo aceita pelo Papa Bento XVI, por limite de idade, passando a ser bispo emérito da mesma diocese. Em 2007 foi eleito presidente do Regional Leste-1 da CNBB, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, cargo que ocupou até maio de 2011. Dom Rafael Llano Cifuentes, aos 84 anos, na casa da Opus Dei, no Rio de Janeiro, após enfermidade.
Deixe o seu comentário