O polo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Nova Friburgo está promovendo este ano o projeto Ecoeduca, que pretende estimular a educação ambiental. A iniciativa é do Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros da Uerj, coordenado pela professora Ana Moreira e pela engenheira ambiental Mariana Martins. O projeto visa promover mudanças positivas, através da sensibilização da sociedade, inspirando a ação e a capacitação da sociedade a desempenhar um papel ativo na proteção do planeta.
O projeto tem como meta levar a educação ambiental para escolas de Nova Friburgo em um formato prático e que traga protagonismo das ações para os estudantes. A diretriz do projeto é criar quatro desafios ao longo do ano, cada um com uma temática relacionada à área ambiental que possam envolver tanto escolas, seus alunos, professores e direção, quanto os pais, responsáveis e a comunidade no entorno.
Como funciona
Para participar do projeto, as escolas precisaram formar equipes compostas por até 30 estudantes, podendo ser da mesma turma/série ou não. O objetivo ao formar as equipes foi envolver os alunos voluntariamente. Cada escola pode formar mais de uma equipe. Na edição deste ano, se inscreveram alunos do 7º do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas do município.
Dentro das atividades do ano, o projeto irá propor e sugerir que as equipes participem de eventos da área sustentável na cidade como feiras, oficinas, atividades de dias comemorativos, dentre outras, como forma de ganhar pontos extras e de aumentar o engajamento dos estudantes em ações que ocorrem na própria cidade ao longo do ano. Em dezembro, a equipe com maior número de pontos, assim como o capitão da equipe e a escola vencedora ganharão prêmios. Mais informações e regras detalhadas nas redes sociais @ecoeduca_uerj.
Deixe o seu comentário