Pilotos de Nova Friburgo buscam títulos no Carioca de Enduro 2022

Como a categoria é formada por iniciantes, uma pessoa vai ser designada para ajudar nas dúvidas dos pilotos
terça-feira, 08 de novembro de 2022
por Vinicius Gastin
Douglas Shumacker tenta o terceiro título do Campeonato Carioca de Enduro (Fotos: Divulgação)
Douglas Shumacker tenta o terceiro título do Campeonato Carioca de Enduro (Fotos: Divulgação)

Nova Friburgo tem chances reais de terminar o Campeonato Carioca de Enduro de 2022 no topo do pódio de duas categorias. Douglas Schumacker, na Enduro, e Thiago Santos, na categoria Novato, vão em busca do título da competição no próximo domingo, 13, durante etapa a ser promovida na cidade de Seropédica, no Grande Rio. Além da dupla, em busca do primeiro lugar, Matheus Jardim compete na categoria GPS, de pilotos estreantes, e com o talento demonstrado, já se credencia a ser mais um piloto friburguense a brigar pelas primeiras posições na próxima temporada.

“Busco o meu terceiro titulo estadual, estava na liderança até a última prova, mas não consegui participar e perdi a liderança da categoria elite. Mesmo assim, ainda tenho chances de trazer esse título para nossa cidade”, avalia Douglas Schumacker.

Já Thiago Santos, mesmo disputando a competição pela primeira vez, está em situação mais confortável. Basta fazer o simples para se sagrar campeão da Novato. “É o meu primeiro ano disputando o campeonato, e tenho grande chance de conquistar esse título. Preciso apenas completar a prova e sagrar campeão da categoria novato”, explica.

Além das definições pela última rodada do Campeonato Carioca de Enduro de Regularidade, a etapa de Seropédica vai ser especial exatamente por conta da atenção especial à categoria de Matheus, a GPS, que será formada por novos pilotos que, em sua maioria, não tiveram contato com a modalidade Enduro de Regularidade. Para competir, cada piloto precisa ter um telefone com sistema operacional Android, e nesse telefone é baixado um aplicativo para auxiliar na navegação via GPS do próprio aparelho.

Como a categoria é formada por iniciantes, uma pessoa vai ser designada para ajudar nas dúvidas dos pilotos. Eles também irão contar com o auxílio de uma “limpa trilha”, para os casos de alguém se perder ou atrasar.

O Campeonato é disputado na modalidade de Enduro de Regularidade, com pilotos Elite, Graduado, Over 40, Júnior, Dupla, Over 50 e Novato, correndo individualmente com motocicletas de livre cilindrada. As provas podem ser diurnas, noturnas ou diuturnas. A Copa Rio 2022 é composta por provas e etapas, as quais devem seguir rigidamente o calendário constante ao final do presente Regulamento. Neste ano são quatro descartes, e mesmo as etapas que compõem o último evento do campeonato, podem ser descartadas, mediante a largada do competidor na primeira etapa da prova final.

Apenas pontua no Campeonato Carioca de Enduro de Regularidade o piloto federado na Femerj (Federação do Estado do Rio de Janeiro), assim como acontece nos outros estados do país. Pilotos filiados em outras federações correm e ganham troféus, mas não pontuam dentro da competição estadual.

Durante as provas, a largada do primeiro piloto ocorre às 9h01, respeitando o intervalo mínimo de um minuto em relação ao segundo para as categorias Elite e dupla, e de 30 segundos para as demais categorias. A planilha é padrão para todas as etapas, sendo fornecido o modelo pela organização, tipo Road Bock e digital, liberada ao meio-dia do sábado antes de cada etapa, no site da copa.

A velocidade média mínima aceita é de nove quilômetros por hora e a máxima de 60 Km/h, com exceção do perímetro urbano que deverá ser no máximo de 39 Km/h, sendo que todas as médias não precisam ser obrigatoriamente múltiplas do número três.

São oferecidos troféus‚ pelo clube organizador, a cada prova, sendo disponibilizados cinco para as categorias Elite, Graduado, Over 40, Over 50, Júnior e Dupla, e dez para a Novato. Ao final do campeonato, são premiados os três primeiros de cada categoria. Havendo empate de pontos, o critério de desempate é a melhor colocação da etapa final.

Foto da galeria
Dentre os friburguenses, Thiago Santos é quem está mais perto de conquistar o estadual: basta completar a prova
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: