Oficina Escola de Artes começa aulas com problemas no prédio

Goteiras, vazamentos e chão alagado em dias de chuva dificultam a retomada do projeto no imóvel do antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

 A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou o início das aulas na Oficina Escola de Artes para a última segunda-feira, 14. Mas, mesmo depois de fechado por dois anos, o espaço onde funciona o projeto, no prédio do antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas, passa por problemas. A VOZ DA SERRA recebeu denúncias nesta semana de que o prédio tem goteiras e infiltrações que alagam o chão em dias de chuva. Na área do palco de teatro, uma goteira cai em cima do piano, podendo inclusive causar danos ao instrumento.

Em resposta à denúncia, a prefeitura informou que “não há nenhuma atividade sendo realizada na área do palco. O piano já foi removido da área com infiltração e todas as crianças atendidas participam das aulas em local seguro.” A prefeitura também informou que foram solicitadas à Secretaria Municipal de Obras ações emergenciais para impedir as infiltrações.

Ainda de acordo ainda com a prefeitura, a Secretaria de Cultura está tramitando um processo para recuperação do telhado do imóvel, a fim de solucionar o problema das goteiras e infiltrações. A nota informou também que “ há um trabalho da Secretaria Municipal de Cultura para incluir neste processo a reforma interna da Oficina Escola de Artes. Para isso, já solicitou o levantamento de custos à equipe técnica. A inclusão da parte interna ao processo original visa dar maior agilidade à contratação de uma empresa e contemplar toda a necessidade do imóvel.”

Ponto de Cultura de Riograndina sem aulas

Além dos problemas estruturais na Oficina Escola de Artes, o Ponto de Cultura do distrito de Riograndina também não retornou com suas atividades nesta semana. De acordo com a prefeitura, a unidade do distrito ainda não tem data definida para voltar a oferecer os cursos de artes para as crianças e adolescentes, já que passará por obras. O Ponto de Cultura de Riograndina funciona em um prédio que abrigava a antiga estação ferroviária.

Cursos oferecidos

As aulas de artes já estão acontecendo na Oficina Escola de Artes, no Ponto de Cultura de Olaria e no Espaço Sociocultural de Conselheiro Paulino. As vagas são prioritariamente para alunos da rede pública (municipal e estadual). Mas, havendo disponibilidade, estudantes da rede particular podem se inscrever. Os cursos são totalmente gratuitos.        

Na Oficina Escola de Artes, que funciona na Praça Getúlio Vargas, 89, no antigo fórum, são oferecidas oficinas de diversas linguagens artísticas, preferencialmente para crianças e jovens. Os cursos são de teatro, artesanato, desenho, teclado, flauta doce, cavaquinho, percussão e balé. O horário de funcionamento é das 8h às 19h. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível no site da Prefeitura de Nova Friburgo.

Em Olaria, são cursos de percussão, cavaquinho, desenho e artesanato. O Ponto de Cultura de Olaria funciona na Rua Gustavo Lira, 209, das 8h às 18h.

Já no Espaço Sociocultural de Conselheiro Paulino são oferecidas aulas de violão, cavaquinho, teclado, percussão e iniciação musical com flauta doce; artesanato, desenho e pintura em tecido. O Espaço funciona na Rua Albertino Quadro Gama, 68, em frente à quadra da escola de samba Alunos do Samba.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: