Oficina Escola de Artes abre novas vagas

Prédio onde o projeto funciona, no Centro, precisa de reforma
sábado, 18 de junho de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Fotos: Henrique Pinheiro
Fotos: Henrique Pinheiro

A Prefeitura de Nova Friburgo abriu novas vagas para os cursos oferecidos na Oficina Escola de Artes. São aulas de artesanato, balé, dança contemporânea, danças urbanas, desenho livre e pintura, teatro ou área musical, como cavaquinho, flauta doce, teclado e violão. Os cursos voltaram a ser oferecidos presencialmente, em fevereiro, depois de dois anos paralisados, por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Mas, mesmo depois de fechado todo esse tempo, o prédio onde o projeto funciona, o antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas, não recebeu as reformas necessárias.

 A VOZ DA SERRA recebe constantemente denúncias de leitores informando vazamentos e infiltrações em diversas partes, inclusive no palco, onde fica um piano. De acordo com o novo secretário de Cultura, que assumiu recentemente a pasta, Daniel Filgueiras, o prédio é antigo e há muitos anos não passa por manutenção. “Foi feito um procedimento paliativo que inibe os bolsões de água das chuvas antes existentes, mas ainda longe do ideal. Não resolve o problema em sua totalidade, mas traz a possibilidade de utilização enquanto aguarda os processos burocráticos da reforma”, informou o secretário.

Também em reportagem publicada em fevereiro deste ano, a prefeitura havia informado que já estava tramitando um processo para recuperação do telhado do imóvel, a fim de solucionar o problema das goteiras e infiltrações e que houve uma solicitação à equipe técnica do levantamento para inclusão da parte interna do prédio no projeto original de reforma. Mas, de acordo com Daniel Filgueiras, houve uma divergência de visão quanto a esta estratégia dentro das diversas secretarias envolvidas.  “O decidido, foi correr com o processo do telhado e, em paralelo, manter o mais complexo da reforma interna, assim, primeiro garantimos a dignidade e usualidade a todos e depois entregamos o que de fato se espera e o que merecem os friburguenses”, explicou ele.

 Passados quatro meses do início das aulas, ainda não há prazo para que a reforma seja feita. De acordo com a prefeitura, as aulas da Oficina Escola de Artes estão acontecendo em áreas seguras e com conforto para os alunos. Os cursos são gratuitos e atendem a várias faixas etárias. As matrículas podem ser feitas pelo link https://linktr.ee/culturanf.

Ponto de Cultura de Riograndina sem aulas

Além dos problemas estruturais na Oficina Escola de Artes, a reportagem publicada em fevereiro também denunciou a não abertura do Ponto de Cultura do distrito de Riograndina devido as condições precárias do prédio onde funciona, a antiga estação ferroviária de Riograndina. Na ocasião, a prefeitura informou que a unidade do distrito ainda não tinha data definida para voltar a oferecer os cursos de artes para as crianças e adolescentes, já que passaria por obras. 

Até hoje o Ponto de Cultura de Riograndina ainda não voltou a funcionar. De acordo com o secretário de Cultura, o processo já está pronto e em fase de orçamento. “A boa notícia é que temos um parceiro da sociedade civil que sinalizou não só pelo pagamento, mas pela execução da obra. Sabemos do risco existente e da importância histórica do prédio. Está sendo feito tudo dentro das possibilidades para que ele seja recuperado com as características originais e possa voltar a cumprir sua função cultural para o segundo distrito”, disse Filgueiras.

Ele também informou que o material do Ponto de Cultura de Riograndina foi deslocado para o do distrito de Conselheiro Paulino, ampliando as atividades dele. “Foi aberto um processo para aluguel de um outro imóvel em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, mas durante o trâmite o proprietário alugou para outra instituição, estamos levantando outros imóveis que possam abrigar as atividades culturais”, finalizou o secretário de Cultura.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: