As obras de substituição das galerias de captação de águas pluviais no centro de Nova Friburgo foram retomadas nesta segunda-feira, 27, após terem sido paralisadas desde o último dia 10 devido a montagem da estrutura para os desfiles e bailes de carnaval na Avenida Alberto Braune e na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Dessa vez o trecho que está recebendo as intervenções para o novo sistema de drenagem do centro da cidade é a Rua Monte Líbano, que está totalmente interditada para execução da obra.
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, os motoristas que trafegam em direção ao bairro Braunes devem acessar a Rua Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga Rua São João, ao lado da Catedral São João Batista) e seguirem à direita pela Rua Augusto Spinelli e depois à esquerda, na Rua Carlos Alberto Braune.
A Praça Dermeval Barbosa Moreira e a Avenida Alberto Braune estão totalmente liberadas para o trânsito e, de acordo com a prefeitura, não será mais necessário a interdição da principal avenida da cidade. Os ônibus que ligam o centro às regiões Sul e Norte continuam fazendo as paradas para embarque e desembarque em seus respectivos pontos na Avenida Alberto Braune.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro não informou qual prazo de duração para a execução da obra na Rua Monte Líbano no trecho até as imediações da Rua Eduardo Salusse. Depois, a obra será executada da Rua Farinha Filho até a confluência com a Avenida Comte Bittencourt.
Investimento
As obras de drenagem estão orçadas em R$ 14.318.583,11 e sendo executada por uma empresa contratada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A drenagem na área central do município é uma demanda antiga dos friburguenses para pôr fim aos alagamentos no Centro toda vez que chove forte.
A substituição das galerias começou em 11 de outubro do ano passado, na Rua Augusto Cardoso. A obra neste trecho passou por algumas intercorrências, como vazamentos de gás ao ter o encanamento atingido pelas máquinas, e também as chuvas que caíram sobre a cidade durante praticamente todo o período da obra no local.
A primeira paralisação das obras aconteceu em 16 de dezembro do ano passado, para favorecer a circulação de pessoas e veículos no centro comercial da cidade durante as festividades de fim de ano, após um acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A obra foi retomada no dia 9 de janeiro, finalizando o último trecho da Rua Augusto Cardoso e iniciando na Avenida Alberto Braune, entre a Praça Dermeval Barbosa Moreira e a Rua Augusto Cardoso. De acordo com o Governo do Estado, a previsão de término das obras de drenagem é em maio, podendo, eventualmente, sofrer algum impacto por motivos climáticos.
Deixe o seu comentário