Ter informações referentes às características básicas de educação norteia o caminho para que o conhecimento seja cada vez mais acessível à sociedade. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua — PNAD Contínua faz, desde 2012, um levantamento trimestral desses dados. Nesta matéria apresentamos algumas dessas informações apuradas no segundo trimestre de 2022.
No Brasil, 53,2% das pessoas com 25 anos ou mais de idade concluíram a educação básica obrigatória; ou seja, possuíam, no mínimo, o ensino médio completo em 2022. Já o percentual das pessoas da mesma faixa etária com nível superior completo, era de 19,2% no mesmo ano.
Por mais que a educação no país seja uma das que mais recebe investimentos no mundo, ela ocupa os piores rankings educacionais internacionais há décadas. Então, qual é o verdadeiro problema da nossa educação?
Analfabetismo
Em 2022, 5,6 % das pessoas com 15 anos ou mais de idade, equivalente a 9,6 milhões de pessoas, eram analfabetas no Brasil. Desse total, 55,3% (5,3 milhões de pessoas) viviam na Região Nordeste, e 22,1% (2,1 milhões de pessoas), na Região Sudeste.
Quando analisado por cor ou raça, o estudo revelou que 3,4% das pessoas com 15 anos ou mais de idade de cor branca eram analfabetas, enquanto entre as pessoas da mesma faixa etária de cor preta ou parda o percentual era de 7,4%, mais que o dobro.
Entre mulheres e homens com 15 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo era de 5,4% para as mulheres e 5,9% para os homens. A pesquisa mostra que quanto mais velho é o grupo populacional, maior é a proporção no número de analfabetos. Entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo era de 16,0%.
Nível de instrução
O nível de instrução indica o nível de educação alcançado pelo indivíduo, independentemente da duração dos seus estudos. No Brasil, 53,2% das pessoas com 25 anos ou mais de idade concluíram a educação básica obrigatória; ou seja, possuíam, no mínimo, o ensino médio completo em 2022.
Já o percentual das pessoas da mesma faixa etária com nível superior completo, era de 19,2% no mesmo ano. Dos que não concluíram sequer a educação básica, o quadro é esse:
• 6,0% não tinham instrução;
• 28,0% possuíam o ensino fundamental incompleto;
• 7,8% tinham o ensino fundamental completo;
• 5,0% tinham o ensino médio incompleto.
Abandono escolar
Cerca de 18% dos jovens de 14 a 29 anos de idade no Brasil, equivalente a quase 52 milhões de pessoas, não completaram o ensino médio, ou porque abandonaram, ou porque nunca frequentaram a escola.
Quando esses jovens foram perguntados sobre o motivo de terem abandonado os estudos, a necessidade de trabalhar foi apontada como fator principal tanto para os homens quanto para as mulheres. Além disso, no caso das mulheres, a gravidez e a falta de interesse em estudar também foram mencionadas.
O acesso à Educação de qualidade é direito fundamental para o desenvolvimento da cidadania e ampliação da democracia. Os investimentos públicos em educação são de extrema importância para a redução da pobreza, criminalidade e ampliação do crescimento econômico, bem-estar e acesso aos direitos fundamentais pela população.
(Fonte: https://educa.ibge.gov.br/)
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