Nova Friburgo registrou quase 80% de ocupação nos hotéis e pousadas no feriadão

Com o calorão, cachoeiras ficaram superlotadas no último sábado. RJ-116 teve movimento acima da expectativa
terça-feira, 21 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih - seção Rio de Janeiro) constatou que o último fim de semana prolongado pelo feriado estadual pelo Dia da Consciência Negra, celebrado na segunda-feira, 20, animou muitos fluminenses a viajar prestigiando as belezas e os encantos naturais do interior do estado. 

Na Região Serrana, Nova Friburgo foi a cidade que teve a terceira melhor taxa de ocupação de hotéis e pousadas entre a última sexta-feira, 17, e a segunda, 20, com 78% de preenchimento dos leitos. O primeiro lugar ficou com Petrópolis que registrou 83,5% de ocupação. Já a vizinha Teresópolis teve a segunda melhor taxa de ocupação na serra:  78,6%. A cidade fluminense campeã na procura de turistas neste feriadão foi Miguel Pereira, no sul do estado, com 94,7%. Em seguida, a preferida por quem optou por viajar neste penúltimo feriadão do ano (o próximo é o Natal) foi a região litorânea: Angra dos Reis, na Costa Verde, teve 92,2% dos leitos de hotéis e pousadas ocupados, seguida de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, com 91,7%. Paraty e Cabo Frio foram os outros dois destinos praianos campeões com percentuais de 91,5% e 90,8%, respectivamente. Na capital, a média foi de 81,9%.     

Para alguns hoteleiros de Nova Friburgo, a grande procura de reservas neste feriadão foi impulsionada pela onda de calor que fez os termômetros dispararem no Grande Rio com temperaturas próximas a 44 graus, com sensação térmica superior a 50 graus em algumas regiões da Zona Oeste da capital. “Embora Nova Friburgo tenha registrado temperaturas oscilando entre 30 e 35 graus, o frescor das noites da serra atraíram muitos visitantes, principalmente cariocas”, observou um proprietário de pousada. 

Com o forte calor, principalmente no último sábado, 18, as cachoeiras do distrito de Lumiar ficaram lotadas. Teve até registros de congestionamentos nos acessos a algumas delas. O mesmo aconteceu no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, e em algumas cachoeiras da localidade. No domingo, 19, e na segunda, 20, a temperatura mais amena, graças a passagem de uma frente fria pelo estado, permitiu outros passeios ao ar livre pela cidade que atraíram muitos turistas. 

Quase 130 mil veículos na RJ-116

O feriadão com onda atípica de calor no estado do Rio superou a expectativa da concessionária Rota 116 que registrou a circulação de quase 130 mil veículos pelo trecho privatizado da rodovia RJ-116, entre o meio-dia da última sexta-feira e o meio-dia de segunda, 20. A expectativa inicial da concessionária era de 120 mil veículos. Mesmo assim, o feriadão na rodovia que é o principal meio de acesso a Nova Friburgo para quem vem do Rio ou Região Metropolitana não foi dos mais tranquilos. A Rota 116 registrou pelo menos dez acidentes ao longo dos 140 quilômetros concedidos, entre Itaboraí e Macuco, com três vítimas. 

O acidente mais grave ocorreu na tarde de sexta-feira, na altura do quilômetro 120, em Bom Jardim, quando dois veículos bateram e uma pessoa foi levada em estado grave para o hospital do município. O outro acidente com vítima ocorreu na tarde de domingo, envolvendo duas motocicletas que bateram em um veículo, na altura do quilômetro 26,8 em Cachoeiras de Macacu. Duas pessoas foram levadas para o hospital da cidade. 

Um fato curioso aconteceu no início da tarde de segunda-feira. Um usuário encontrou na altura do quilômetro 12, na localidade de AgroBrasil, Cachoeiras de Macacu, um tucano da espécie toco. O animal foi resgatado pelo usuário e entregue na Base Operacional da concessionária que acionou a ONG SOS Vida Silvestre que monitora espécies silvestres nos trechos sob concessão da Rota 116. O animal passa bem e está sob cuidados para ser devolvido à natureza nos próximos dias. (Fonte: Jornal O Dia)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: