Nova Friburgo recebe mais 6.380 doses da AstraZeneca

Imunizante será usado para aplicação de primeira e segunda dose
quarta-feira, 12 de maio de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SES), enviou na última segunda-feira, 10, mais 6.380 doses da vacina AstraZeneca/Oxford para Nova Friburgo. Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o lote com as doses do imunizante será usado para aplicação de primeira e segunda dose, conforme orientação do Governo do Estado do Rio .

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo, 2.400 doses serão destinadas para continuidade da vacinação do grupo que está sendo imunizado nesta semana, que são puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e pessoas com Síndrome de Down, entre 18 e 59 anos, e doentes renais em diálise. A prefeitura também vai ampliar o cronograma de vacinação contra a Covid-19 imunizando pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades com idades entre 55 e 59 anos, possivelmente na próxima semana.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, como a quantidade de doses recebida nesta semana ainda é pequena e insuficiente para atender todo o público-alvo, a imunização no município avançará de acordo com a chegada de novas remessas, ainda sem datas previstas. As demais 3.980 doses recém-chegadas serão usadas para segunda dose em idosos, cujo cartão de vacinação prevê o reforço nesta semana.

Total de vacinados - A Prefeitura de Nova Friburgo informou nesta terça-feira, 11, que até agora 41.156 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 no município e 20.191 a segunda dose. 

Estado envia mais 26 mil doses para a Região Serrana

Além de Nova Friburgo, o estado enviou na última segunda-feira, 10, para as regiões Serrana e Centro-Norte fluminenses, 26.110 doses da CoronaVac e da AstraZeneca. Receberam doses da CoronaVac os municípios de Bom Jardim (30); Cachoeiras de Macacu (230); Carmo (90); Duas Barras (240); Guapimirim (770); Macuco (20); São Sebastião do Alto (30); Sumidouro (20); Teresópolis (340) e Trajano de Moraes (70). 

Receberam as doses da AstraZeneca: Bom Jardim – 500 (1ª dose) e 300 (2ª dose); Cachoeiras de Macacu – 1.070 (1ª dose) e 640 (2ª dose); Cantagalo – 440 (1ª dose) e 270 (2ª dose); Carmo – 410 (1ª dose) e 250 (2ª dose); Cordeiro – 470 (1ª dose) e 280 (2ª dose); Duas Barras – 240 (1ª dose) e 150 (2ª dose); Guapimirim – 960 (1ª dose) e 580 (2ª dose); Macuco – 140 (1ª dose) e 90 (2ª dose); Petrópolis – 6160 (1ª dose) e 3720 (2ª dose)  Santa Maria Madalena –  220 (1ª dose) e 140 (2ª dose); São José do Vale do Rio Preto – 390 (1ª dose) e 240 (2ª dose); São Sebastião do Alto – 210 (1ª dose) e 130 (1ª dose); Sumidouro – 270 (1ª dose) e 160 (2ª dose); Teresópolis – 3410 (1ª dose) e 2060 (2ª dose) e Trajano de Moraes – 230 (1ª dose) e 140 (2ª dose).

Calendário de vacinação em Nova Friburgo 

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, os próximos grupos a serem vacinados contra a Covid-19 em Nova Friburgo, ainda sem data programada serão as pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades (doenças crônicas) – conforme estabelecidos pelo Governo do Estado: diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar, asma grave, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida.

Cadastro para profissionais de saúde 

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo reabriu nesta semana o cadastramento online dos profissionais de saúde que ainda não foram imunizados. O formulário estará disponível até a próxima sexta-feira, 14, no site da prefeitura. O objetivo deste cadastro é gerar informações que possam auxiliar no planejamento do cronograma de vacinação deste grupo prioritário, de acordo com o número de doses que o município for receber do Governo do Estado para o atendimento deste grupo.

Para efetuar o cadastro, os profissionais de saúde precisam informar o nome completo, CPF, cartão do SUS, o cargo e a função desempenhada, número do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), CNES profissional ou ISS e carteira do conselho ou órgão de classe. O cadastramento será realizado somente na versão do formulário online, que tem três páginas, e é obrigatório informar um endereço de e-mail válido para receber a confirmação e cópia do cadastramento. O procedimento serve para a prefeitura saber quantos profissionais precisam ser imunizados e equacionar a distribuição das novas remessas de vacinas que chegam ao município. 

No ato da vacinação será necessária apresentação do CPF, cartão do SUS, CNES do estabelecimento em que está vinculado ou comprovante de vínculo trabalhista. No caso de cuidadores será necessária apresentação assinada pelo cuidador e seu empregador comprovando o exercício da profissão. Já para as doulas (mulheres que acompanham gestantes e mães) será necessária apresentação de declaração da Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro ou certificado de formação.

O primeiro cadastramento dos profissionais de saúde foi realizado entre os dias 15 e 19 de março e esta segunda oportunidade é destinada àqueles profissionais que não conseguiram se cadastrar anteriormente. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: