Nesta quinta tem Missa da Ceia do Senhor e vigília na Catedral

Durante a celebração será promovido o rito do lava-pés
quarta-feira, 13 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Igreja Católica inicia nesta quinta-feira, 14,  o tríduo pascal com a Missa da Santa Ceia do Senhor seguida da vigília eucarística. A celebração será presidida pelo bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, na Catedral São João Batista, às 19h, e também nas demais paróquias da Diocese, à noite. 

Nesta celebra-se a instituição da eucaristia, que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo consagrado em todas as missas através da hóstia. Nesta missa, os fiéis relembram a santa ceia, o último encontro de Jesus com seus apóstolos, antes de ser condenado a crucificação e morte. A missa da Ceia do Senhor é considerada como uma das mais significativas da liturgia católica, pois também relembra o ato de humildade de Jesus com a humanidade com o rito do lava-pés, onde o celebrante lava os pés de 12 homens que representam os discípulos. 

Ao final da celebração, não há cântico, nem bênção do celebraante. As toalhas, velas e demais paramentos do altar são retirados e o Santíssimo Sacramento (representação do corpo consagrado de Cristo) é retirado do sacrário e levado para adoração dos fiéis até o final da noite. 

No dia seguinte, a Sexta-feira da Paixão, geralmente a partir das 6h a vigília é retomada até o meio dia, quando tem início a celebração da Liturgia da Santa Cruz. Neste dia também costuma ser realizada a via-sacra e a procissão do Senhor Morto. A sexta-feira Santa é o único dia do ano que não há celebração de missas. A comunhão é distribuída aos fiéis na Liturgia da Santa Cruz. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: