Massa versátil: aprenda a fazer pão e pizza a partir da mesma receita

sexta-feira, 09 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Massa versátil: aprenda a fazer pão e pizza a partir da mesma receita

Cozinhar combate a depressão e cria uma sensação de conforto e bem-estar. É o que diz o coração – ou estômago. Segundo um novo estudo, engajar-se em uma atividade que estimule a criatividade ativa os sentimentos positivos. Entre as atividades foi listada a terapia culinária. A pesquisa foi realizada em parceria entre as universidades de Otago (Nova Zelândia), Carolina do Norte e Minnesota (Estados Unidos).

A terapia culinária é usada para aliviar o estresse, melhorar as habilidades sociais e memória. Cozinhar melhora a capacidade de planejar e organizar, alivia o tédio e aumenta a autoestima. Que tal começar agora, e com uma receita bem fácil e gostosa?

Ingredientes

  • 1kg de farinha (900g para massa e 100g para enfarinhar a bancada ou corrigir a massa);

  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico (20g);

  • 2 colheres (sopa) de açúcar (30g);

  • 1 colher (sopa) de sal (10g);

  • 50ml de óleo;

  • 450ml água morna. 

 

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture bem os ingredientes secos e acrescente a água aos poucos. Amasse a mistura até desgrudar das mãos. Depois de sovada, deixe a massa crescer com um plástico por cima até dobrar de tamanho.

Após crescida, enfarinhe uma bancada e sove novamente. Divida a massa em duas partes. Uma parte é o pão. A outra, dividida em duas novamente, será para as pizzas. 

Enquanto o pão cresce, faça as pré-pizzas. Abra as massas com o rolo e fure elas com um garfo. Após, leve ao forno preaquecido e deixe assar até que fiquem levemente douradas por cerca de 15 minutos. 

Deixe as massas esfriarem e guarde na geladeira ou congele, por até cinco dias, para quando for fazer as pizzas. Em ambos os casos, coloque em um saco plástico antes de armazenar.

Com o pão já crescido, coloque-o em uma forma e leve para assar no forno à temperatura de 200°C por cerca de 35 minutos. Retire o pão do forno e pincele margarina por cima. Essa receita rende um pão e duas pizzas. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: