Cozinhar combate a depressão e cria uma sensação de conforto e bem-estar. É o que diz o coração – ou estômago. Segundo um novo estudo, engajar-se em uma atividade que estimule a criatividade ativa os sentimentos positivos. Entre as atividades foi listada a terapia culinária. A pesquisa foi realizada em parceria entre as universidades de Otago (Nova Zelândia), Carolina do Norte e Minnesota (Estados Unidos).
A terapia culinária é usada para aliviar o estresse, melhorar as habilidades sociais e memória. Cozinhar melhora a capacidade de planejar e organizar, alivia o tédio e aumenta a autoestima. Que tal começar agora, e com uma receita bem fácil e gostosa?
Ingredientes
-
1kg de farinha (900g para massa e 100g para enfarinhar a bancada ou corrigir a massa);
-
2 colheres (sopa) de fermento biológico (20g);
-
2 colheres (sopa) de açúcar (30g);
-
1 colher (sopa) de sal (10g);
-
50ml de óleo;
-
450ml água morna.
Modo de preparo
Em uma vasilha, misture bem os ingredientes secos e acrescente a água aos poucos. Amasse a mistura até desgrudar das mãos. Depois de sovada, deixe a massa crescer com um plástico por cima até dobrar de tamanho.
Após crescida, enfarinhe uma bancada e sove novamente. Divida a massa em duas partes. Uma parte é o pão. A outra, dividida em duas novamente, será para as pizzas.
Enquanto o pão cresce, faça as pré-pizzas. Abra as massas com o rolo e fure elas com um garfo. Após, leve ao forno preaquecido e deixe assar até que fiquem levemente douradas por cerca de 15 minutos.
Deixe as massas esfriarem e guarde na geladeira ou congele, por até cinco dias, para quando for fazer as pizzas. Em ambos os casos, coloque em um saco plástico antes de armazenar.
Com o pão já crescido, coloque-o em uma forma e leve para assar no forno à temperatura de 200°C por cerca de 35 minutos. Retire o pão do forno e pincele margarina por cima. Essa receita rende um pão e duas pizzas.
Deixe o seu comentário