Marlon Moraes sofre nocaute e é derrotado na estreia do PFL

Moraes, desta forma, sofreu a quinta derrota por nocaute – sendo, também, a quinta da carreira
terça-feira, 29 de novembro de 2022
por Vinicius Gastin
Moraes começou bem, dominante, mas acabou surpreendido com forte golpe no terceiro round (Foto: Reprodução)
Moraes começou bem, dominante, mas acabou surpreendido com forte golpe no terceiro round (Foto: Reprodução)

Era um reencontro depois de alguns anos, apesar de marcar o recomeço em uma nova organização. Marlon Moraes começou bem, dominante, e parecia caminhar para repetir o final do duelo com Sheymon Moraes pelo UFC. Contudo, desta vez, agora pelo PFL, a história do duelo teve final diferente, e não foi positivo para o lutador de Nova Friburgo. Os brasileiros encerraram o card preliminar do evento realizado na última sexta-feira, 25. O friburguense começou bem na trocação, até apostou nas quedas, mas foi surpreendido com um golpe de Sheymon no terceiro round e acabou nocauteado. O confronto foi válido pela divisão dos galos (até 61,2 quilos).

Moraes, desta forma, sofreu a quinta derrota por nocaute – sendo, também, a quinta da carreira. Sheymon, por sua vez, se vingou do rival e atualiza seu retrospecto para 14 triunfos e seis reveses.

A luta

Quem acompanha a trajetória de Marlon Moraes sabe que, geralmente, o lutador de Nova Friburgo busca impor o seu ritmo e jogo, tomando a iniciativa dos combates. Foi assim que The Magic começou a sua nova trajetória no PFL, e surpreendeu ao usar overhand, fintar e colocar a luta para o chão. Moraes partiu para a meia-guarda e ensaiou o katagatame, mas desistiu da pegada para pontuar com socos por cima. A luta voltou em pé, com Sheymon aplicando bom cruzado na curta distância, além de outro overhand por cima.

Marlon Moraes, especialista na luta em pé e na trocação, continuou surpreendendo com a estratégia de levar o combate para o chão. No segundo round ele partiu em queda, e voltou a colocar o embate para o chão. Ele ficou por cima, mas viu Sheymon se recuperar e voltar com a luta em pé. Os dois lutadores voltaram inteiros para o terceiro assalto, e foi exatamente neste momento que Sheymon aplicou um cruzado, atingindo em cheio e “desmontando” Marlon. O lutador seguiu por cima, batendo forte e viu o árbitro fazer a interrupção.

O duelo marcou o retorno do stricker de Nova Friburgo às grandes competições de MMA. O curioso é que o também brasileiro Sheymon Moraes não era o adversário inicial para este evento: ele foi escolhido para substituir o americano Shane Burgos, lesionado. A luta, no peso-pena (66 quilos) do PFL, acabou sendo uma espécie de revanche. Em 2015, os atletas se enfrentaram e, na ocasião, o friburguense levou a melhor ao vencer por finalização no terceiro round. 

Além da troca do UFC pelo PFL, Moraes também decidiu subir de categoria e evitar o desgastante corte de peso para competir na divisão dos galos (61 quilos). Aos 34 anos, iniciou a trajetória no MMA em 2007 e, ao longo dos anos, construiu um cartel composto por 35 lutas, sendo 23 vitórias, 11 derrotas e um empate. Seus triunfos de maior importância foram conquistados no UFC, diante de Aljamain Sterling, Jimmie Rivera, John Dodson, José Aldo e Raphael Assunção. Antes de atuar no Ultimate, fez parte do plantel do PFL, no período de 2012 até 2016, quando a organização era conhecida como WSOF (World Series of Fighting). Nela, o brasileiro venceu os 11 combates que disputou e foi campeão do peso-galo (61 quilos).

Resultados da PFL 10 - Finais 2022

Card principal

- Peso leve (até 70,3 kg.): Larissa Pacheco derrotou Kayla Harrison na decisão unânime dos juízes – Luta por cinturão

- Peso pena (até 65,7 kg.): Brendan Loughnane derrotou Bubba Jenkins por nocaute técnico – Luta por cinturão

- Peso pesado (até 120,2 kg:): Ante Delija derrotou Matheus Buffa por nocaute técnico– Luta por cinturão

- Peso pena (até 65,7 kg.): Aspen Ladd derrotou Julia Budd na decisão dividida dos juízes

- Peso leve (até 70,3 kg): Olivier Aubin Mercier derrotou Stevie Ray por nocaute – Luta por cinturão

- Peso meio-médio (até 77 kg.): Sadibou Sy derrotou Dilano Taylor na decisão unânime dos juízes – Luta por cinturão

- Peso meio-pesado (até 93 kg.): Rob Wilkinson derrotou Omari Akhmedov por nocaute técnico - Luta por cinturão

Card preliminar

- Peso pena (até 65,7 kg.): Sheymon Moraes derrotou Marlon Moraes por nocaute técnico

- Peso leve (até 70,3 kg.): Natan Schulte derrotou Jeremy Stephens por finalização

- Peso meio-médio (até 77 kg.): Magomedkerimov derrotou Gleison Tibau na decisão unânime

- Peso mosca (até 56,7 kg.): Dakota Ditcheva derrotou Katherine Corogenes por nocaute

- Peso leve (até 70,3 kg.): Biaggio Ali Walsh derrotou Tom Graesser por nocaute

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: