Lei Seca registrou 36 casos de alcoolemia no fim de semana em Nova Friburgo

Se você não abre mão daquele barzinho com os amigos, lembre-se de fazer o rodízio, orienta o movimento de prevenção a acidentes Maio Amarelo
terça-feira, 21 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Operação Lei Seca flagrou 375 motoristas dirigindo embriagados em todo o Estado do Rio no último fim de semana. Nas investidas que aconteceram em várias regiões do Estado do Rio de Janeiro, inclusive, em Nova Friburgo, foram abordados pelos agentes 2.545 condutores em 33 blitzes da Lei Seca. Com isso, a taxa percentual de motoristas flagrados foi de 14,8%. Em Nova Friburgo, 36 motoristas foram flagrados pelo bafômetro dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas entre os 211 abordados, sendo 17,6% do total. A blitz aconteceu no bairro Olaria. 

48 motoristas embriagados na penúltima operação

Conforme noticiado por A VOZ DA SERRA, agentes flagraram 48 motoristas embriagados em Nova Friburgo, nos últimos dias 10 a 12, quando foram realizadas duas ações na área central do município. No total, 207 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia naquela ocasião. 

Alertas do movimento Maio Amarelo 

O movimento Maio Amarelo, de prevenção e conscientização sobre os efeitos negativos da combinação perigosa álcool-direção, tem promovido ações em todo o estado para esclarecer motoristas e pedestres sobre a necessidade de todos agirem e mudarem hábitos em prol da segurança nas vias fluminenses. A pessoa que faz a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente de forma exagerada, perde toda habilidade essencial para conduzir um veículo. 

O condutor quando ingere bebida alcoólica tem redução do nível da concentração, visão turva, diminuição dos reflexos, aumento da sonolência, dificuldade de compreender informações sensoriais.

O motorista alcoolizado perde a capacidade de realizar diversas funções ao mesmo tempo. Os efeitos da substância no corpo humano são duradouros e não devem ser subestimados.

Penalidades

Quando um condutor é pego dirigindo embriagado, uma das primeiras consequências é a aplicação de uma multa. Essa infração é considerada gravíssima e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, resulta em uma multa no valor de R$ 2.934,70. A habilitação será recolhida pelo agente de trânsito. Será iniciado também um processo para a suspensão da carteira de habilitação, sendo que, quando finalizado, a pessoa ficará suspensa de dirigir por 12 meses.

Cuide de você e do próximo! 

Se você não abre mão daquele barzinho com os amigos no fim de semana, lembre-se de fazer o rodízio. Um fim de semana você dirige, no outro um amigo – e assim por diante. Se ainda assim você quiser beber, você pode pensar em algumas alternativas para se divertir e não correr ou gerar riscos a outras pessoas.

Entregue o carro para um motorista habilitado e que não tenha consumido bebidas alcoólicas para que ele conduza o veículo. Ligue para um amigo, parente ou serviço de Motorista Amigo que alguns seguros de carro possuem para que ele possa buscar o veículo e te levar em casa. Use um táxi ou serviço de aplicativo para ir embora e no dia seguinte busque o veículo.

Durma no local, se estiver na casa de amigos, e espere para ir embora no dia seguinte, quando o efeito da bebida já estiver passado. Seguindo essas dicas, você não só protege a si mesmo, como a vida de todos à sua volta. Além de promover a segurança no trânsito, você será exemplo para os seus amigos. Assim você não precisará se preocupar com o risco de ser pego em alguma blitz ou ser parado caso esteja dirigindo embriagado. Coloque esses hábitos em dia.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: