Um momento marcante para duas grandes organizações, com a presença de Nova Friburgo, celeiro de grandes talentos no mundo das artes marciais. Kauã Fonseca vai do SFT - PFL International Qualifier Series Brazil", promovido nesta sexta-feira, 11, em São Paulo, com transmissão ao vivo a partir das 21h, para o Brasil e América Latina no DirecTV Sports Fight. Já nos Estados Unidos, a transmissão será pela ESPN+. O lutador friburguense vai encarar Vinicius Moraes, na modalidade Xtreme.
Em junho, Kauã manteve a rotina de vitórias por diferentes eventos, e por decisão unânime, após três rounds de três minutos, derrotou João Victor em uma das lutas do evento SFT X8, promovido no Clube Atlético Juventus. O adversário, inclusive, valorizou e muito a vitória de Kauã, numa verdadeira batalha. Os dois atletas demonstraram repertório e estratégias bem executadas, mas no fim, prevaleceu o talento de Nova Friburgo.
De acordo com a decisão oficial dos árbitros, nos dois primeiros rounds Kauã Fonseca venceu por 30 x 27 e, no terceiro, por 29 x 28. Com a vitória, o friburguense ampliou ainda mais os números positivos de seu cartel: agora são 41 lutas, 38 vitórias e apenas três derrotas.
Agora, o desafio de Kauã pode lhe render oportunidades ainda mais robustas. APFL (Professional Fighters League) é uma das principais organizações de MMA do mundo, e se juntou ao SFT - referência no Brasil - para realizar o GP peso-leve, com quatro dos melhores atletas do país. Estarão presentes Paulo "Laia" Henrique, Ednilson "Caicai" Santos, Fabrício "Bakai" Martins e Magnus Conrado.
O lutador que sagrar-se campeão do GP terá que vencer duas lutas na mesma noite e vai ganhar uma vaga no PFL Challenger Series, torneio que dá ao atleta uma chance de fazer parte da temporada 2023 da PFL MMA. A organização americana, vale citar, paga o prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,2 milhões) para os campeões de cada categoria.
O modelo Grand Prix - que ficou famoso através do Pride - remete à origem do vale tudo, onde os campeões faziam duas ou até três lutas na mesma noite para comprovar qual arte marcial era a mais eficiente. Agora, ele retorna no SFT. Na luta reserva do GP peso-leve, Luis "Hulk" Fernando e Guido "Prodígio" Santos disputam uma vaga em caso de lesão ou infortúnio de algum dos quatro participantes originais.
O friburguense ainda não está incluído neste GP, compondo um dos três combates previstos, sendo um deles internacional, com Juan Pablo, da Argentina, contra o brasileiro Márcio Velaminho. Além de Vinicius Moraes x Kauã Fonseca (Xtreme), completa o card do SFT o duelo entre Helinton Santos x Betão Nogueira (MMA). "O Grand Prix será o carro-chefe, mas teremos outros três duelos para abrilhantar o evento. Se preparem para apreciar um grande show de MMA, como há muitos anos não se via no Brasil", projetou David Hudson, presidente do SFT.
The Magic
O PFL, inclusive, é o evento pelo qual Marlon Moraes irá lutar no próximo dia 25 contra Shane Burgos. A luta marca o retorno do friburguense aos octógonos, após ele ter anunciado a aposentadoria em abril deste ano. “The Magic” vai trocar o peso-galo (61 quilos) pelo peso-pena (66 quilos) para encarar o novo desafio.
“Tenho a chance de competir com alguns dos melhores pesos penas do mundo. Tenho 34 anos agora e é difícil para mim continuar sofrendo até os galos. Estou encarando adversários mais altos que eu, mas vou compensar com minha velocidade e poder. A energia será diferente. Já estou sentindo nos treinos com penas e leves. Me sinto mais forte, mais rápido e estou tão motivado quanto na minha estreia no WSOF e na minha estreia no UFC. Vou ficar por muito tempo”, declarou Marlon Moraes em entrevista ao site ESPN.
Card completo - SFT - PFL International Qualifier Series Brazil
GP peso-leve
Paulo "Laia" Henrique x Ednilson "Caicai" Santos
Fabricio "Bakai" Martins x Magnus Conrado
Luis "Hulk" Fernando x Guido "Prodígio" Santos (luta reserva)
Demais lutas
Helinton Santos x Luis Betão Nogueira (MMA)
Juan Pablo "El Leon" x Márcio Velaminho (MMA)
Vinicius Moraes x Kauã Fonseca (Xtreme)
Deixe o seu comentário