A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu comunicado nesta quarta-feira, 5, no qual ressalta que os desafios relacionados aos juros ainda altos impactam o resultado da produção industrial. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria brasileira recuou 0,5% em abril, após dois meses consecutivos de crescimento.
Para a entidade, embora o ambiente econômico deste ano esteja mais favorável do que em 2023, a indústria brasileira ainda enfrenta obstáculos significativos para garantir um crescimento robusto. Além das incertezas no cenário externo, marcadas por conflitos geopolíticos, o panorama fiscal no Brasil também requer atenção. A recente redução das metas de resultado primário para 2025 e anos subsequentes pelo governo tem dificultado a continuidade do ciclo de cortes da taxa de juros.
Nesse contexto, a Firjan reforça a importância de uma política fiscal crível para o equilíbrio macroeconômico. A redução das taxas de juros pode aumentar a eficácia das políticas voltadas para impulsionar a indústria e, consequentemente, o crescimento econômico, a criação de empregos e a melhoria da renda, destaca o comunicado.
Deixe o seu comentário