Jhennifer Conceição conquista novas medalhas no Jogos Sul-Americanos de Natação

Com direito a dobradinha nos 50 metros peito, a friburguense ficou com a medalha de ouro
sexta-feira, 07 de outubro de 2022
por Vinicius Gastin
Nadadora de Nova Friburgo continua ampliando a coleção de conquistas em competições internacionais (Fotos: Divulgação)
Nadadora de Nova Friburgo continua ampliando a coleção de conquistas em competições internacionais (Fotos: Divulgação)

A rotina de bons resultados e conquistas de medalhas continua marcando a carreira da friburguense Jhennifer Conceição. A nadadora é uma das atletas do Brasil que participaram dos Jogos Sul-Americanos (Odesur), em Assunção, no Paraguai. Com direito a dobradinha nos 50 metros peito, a friburguense ficou com a medalha de ouro e Ana Carolina Vieira, com a de prata.

O duelo foi equilibrado e decidido na batida de mão, com Jennifer vencendo por 0.01s - 31s15 contra 31s16 de Ana Carolina. Pela mesma competição, a nadadora de Nova Friburgo também conquistou uma medalha de bronze, na modalidade 100m peito.

Outro destaque foi Giovana Diamante, que faturou mais um ouro, dessa vez nos 100m borboleta - 59s28, a única abaixo de um minuto. Outro ouro do Brasil veio no revezamento 4x100m, com o tempo de 3m43s07. Nos 1.500m, Beatriz Dizotti e Gabi Roncatto foram prata e bronze, respectivamente, sendo superadas por Kristel Schimpl do Chile. Nos 200m costas, Alexia Assunção foi prata.

Entre os homens, Guilherme Costa controlou os 1.500m livre e levou mais um ouro, com 15m13s51. Outras medalhas de ouro foram nos 100m borboleta com Matheus Gonche, 200m costas com Léo de Deus, 50m peito com Felipe França e o revezamento 4x100m com 3m16s34.

Pela primeira vez na história da natação nos Jogos Odesur uma nadadora completou dez medalhas conquistadas na mesma edição. Giovanna Diamante ganhou mais três medalhas na última etapa para completar suas dez subidas ao pódio, com oito medalhas de ouro e duas de prata. O feito é inédito para a competição que nasceu em 1978 e a natação faz parte da disputa desde a primeira edição. O Brasil superou o recorde anterior de 51 da edição de 2010, em Medellin, na Colômbia.

Também recorde em medalhas de ouro com 34 superando a campanha de 2010 com 27 ouros. O evento também mostrou excelente nível com 25 das 42 provas com seus respectivos recordes de campeonato quebrados.

Jhennifer Conceição, antes do Sul-Americano, também brilhou durante a disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022, em Recife. A nadadora de Nova Friburgo bateu o recorde sul-americano dos 50 metros peito, completando a prova em 29s87. A medalha de prata ficou com a argentina Macarena Ceballos, e o bronze com Ana Carolina Vieira.

Com o resultado, Jhenny também alcançou os índices para o Mundial de Melbourne, na Austrália. O torneio pernambucano reuniu 353 nadadores de 61 equipes, sendo 59 clubes de 17 estados e duas seleções nacionais, Argentina e Paraguai.

O Campeonato Municipal Sub-15 e Sub-20 terá a quarta rodada promovida neste sábado, 8, no Estádio Geraldo Leão, o popular Pastão, no distrito de Conselheiro Paulino. Na categoria Sub-20 estão programados os duelos entre Rui Sanglard e Unidos do Alto, às 11h, e Paris e Nova Friburgo, às 15h. Já pelo Sub-15, se enfrentam as equipes do Rui Sanglard e Friburgo Sporting, às 9h, e Grêmio e Nova Friburgo, às 13h. A rodada anterior foi promovida em Varginha, e um dos destaques foi o Nova Friburgo, que venceu o Friburgo Sporting por 3 a 1 no Sub-15. Os gols foram assinalados por Otávio, Cardinot e Pyetro, enquanto Matheus descontou para o adversário. A cada fim de semana, uma sede diferente irá concentrar as partidas do campeonato, promovido pela Liga Nova Friburgo de Desportos. No Sub-20, participam as equipes do Nova Friburgo, Paris F.C., Friburgo Sporting, Unidos do Alto, Rui Sanglard e Varginha. No Sub-15, Nova Friburgo, Rui Sanglard e Grêmio. As decisões estão programadas para o dia 5 de novembro.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: