Nova Friburgo sediou no último fim de semana a 23ª edição do “Montanha Cup”, evento aguardado do calendário esportivo friburguense. A prova é reconhecida como a competição de mountain bike mais tradicional do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias municipais de Esporte e Lazer; Ordem e Mobilidade Urbana, Cultura e iniciativa privada.
Entre os homens, na categoria principal, a vitória foi do experiente Izaías de Oliveira Teixeira, da equipe Elite Bike Show, com o tempo de 02:03:43. Carlos Henrique Gomes, da Super Bike, ficou com a segunda posição, e Damiano Militão completou as principais colocações do pódio, alcançando o terceiro lugar. Entre as mulheres, no geral, a vitória foi de Renata Magalhães Dias, da equipe DU Bike Team, completando a prova em 02:52:38. A segunda colocação ficou com Daiana Martins, da IBS Friburgo, seguida por Mônica do Espírito Santo, da equipe Granja-RJ, em terceiro. Os vencedores das demais categorias também forma premiados.
A largada aconteceu na manhã do último domingo, 26, na Avenida Alberto Braune, em frente à Prefeitura de Nova Friburgo, com chegada no mesmo local. Os ciclistas seguiram pela estrada da antiga linha férrea até o distrito de Mury. Os participantes cruzaram um trecho da RJ-116 até estrada de Macaé de Cima, na altura do Hotel Garlipp. Depois, desceram pelo Vale de Macaé de Cima, rodaram por vários pontos e retornaram pela subida do Mirandela até a entrada de Macaé de Cima novamente. Nesse trajeto, os ciclistas encararam uma elevação de aproximadamente 2.600 metros.
Dentre centenas de atletas inscritos, representando todo o Estado do Rio de Janeiro, houve três campeões da prova confirmados na edição 2023, o que aumenta ainda mais a qualidade e dificuldade da prova, que contou também com cerca de 40 pessoas no trajeto de modo a dar apoio e segurança aos atletas participantes.
Idealizado por Orlando Miele Júnior, o Montanha Cup conseguiu reunir 150 atletas na primeira edição, algo inédito no estado. O sucesso motivou a realização de mais edições no mesmo ano, e em 2017, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também contaram com a prova. A estrutura é preparada com antecedência: toda a sinalização é feita na véspera e as orientações direcionam o percurso.
Na sequência do calendário, o GP das Montanhas vai reunir dezenas de ciclistas para percorrer alguns quilômetros desde o pórtico de Cachoeiras de Macacu até Theodoro de Oliveira, em Nova Friburgo. Em 2023, o evento está confirmado para o dia 4 de junho. Todos os que completam a prova recebem medalhas e os cinco primeiros colocados são condecorados com troféus de participação. Em 2022, Urwalei Fonesi e Rosane Mussi foram os campões das provas principais no masculino e feminino. O vencedor entre os homens conquistou o tricampeonato, seguido por Fabiano Mota e Izaías Teixeira, campeão do Montanha Cup deste ano.
Para fechar o ciclo de competições fixas e anuais em Nova Friburgo, o “Route MTB Fribourg” será promovido no dia 27 de agosto. Geralmente o evento faz parte das comemorações programadas para a Festa Suíça, unindo a parte esportiva a um passeio pela história.
Uma das ideias da competição é relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo, com a largada acontecendo na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista, no distrito de Campo do Coelho.
Nas últimas edições, os competidores puderam optar por quatro categorias de mountain bike Maratona XCM, em um percurso total de 60 quilômetros – com direito a três túneis -, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria.
Deixe o seu comentário