Isenção da taxa de lixo a instituições religiosas é vetada

Proposta foi apresentada por vereador como emenda a projeto de lei
segunda-feira, 02 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Thiagp Lima)
(Foto: Thiagp Lima)

O vereador José Carlos Schuabb (União) manifestou-se surpreso com o veto parcial do Executivo municipal a uma emenda proposta por ele ao projeto de lei complementar 35/2024 que pretendia garantir a isenção da cobrança da Taxa de Coleta de Lixo Doméstico (TCLD) a instituições religiosas de qualquer culto sediadas em Nova Friburgo. A intenção do vereador era que esse benefício entrasse em vigor em 1º de janeiro de 2025. 

Schuabb pretendia aumentar os benefícios recentemente garantidos a essas instituições pela prefeitura que isentou as instituições religiosas da Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento (TFLIF). 

Segundo a assessoria do vereador Schuabb, o prefeito Johnny Maycon (PL) vetou a emenda proposta (de isenção da TCLD) alegando que “não seria possível conceder benefício a entidades em período eleitoral e que a emenda não acompanhava um estudo sobre o impacto financeiro que a incorreria a municipalidade com a concessão da isenção desse tributo”. A TCLD é cobrada dos friburguenses no mesmo boleto do IPTU.  

A assessoria do parlamentar, no entanto, observa que o projeto de lei complementar, de autoria do próprio prefeito concedendo isenção da TFLIF e ainda do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de todos os imóveis alugados pela prefeitura, também foi proposto e tramitado ao longo de 2024, no período eleitoral e também sem estimativa de impacto financeiro aos cofres do município com os benefícios. O vereador observa, inclusive, que essa estimativa de impacto financeiro é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A VOZ DA SERRA entrou em contato nesta segunda-feira, 2, com a Prefeitura de Nova Friburgo, para esclarecer sua justificativa para o veto à emenda proposta pelo vereador Schuabb ao projeto de lei complementar, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: