Inclusão digital: evento debate melhor acesso a internet nos municípios

Evento acontece em São Paulo com debates sobre as experiências com redes de internet comunitária no Brasil
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promove nesta sexta-feira, 11, o 2º Encontro Redes Comunitárias de Internet – Políticas Públicas de Acesso, que reúne políticos, entidades que defendem a universalização do acesso à internet e lideranças de redes comunitárias de todo o país. O evento acontece em São Paulo com debates sobre as experiências com redes de internet comunitária no Brasil, que estão transformando a realidade de populações excluídas digitalmente em diversos estados, principalmente em localidades da zona rural e periferias urbanas.

Mas ainda há ajustes legais a serem superados na esfera pública, além da necessidade de um marco regulatório que favoreça a utilização da infraestrutura de telecomunicações para atendimento das políticas pública e sociais sem fins lucrativos. “Este evento é uma oportunidade única de buscar soluções conjuntas para tornar o ambiente regulatório mais favorável às políticas públicas e sociais de acesso, como as redes comunitárias, telecentros e cidades digitais”, explica Marcelo Saldanha, presidente do Instituto Bem-Estar Brasil (IBEBrasil), um dos organizadores do evento. 

Projeto de lei  

Um dos temas do encontro é o projeto de lei 1.938/2022, do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que institui a Política de Inclusão Digital nos Municípios. Fruto de ações que envolveram a participação do IBEBrasil, Comitê de Redes Comunitárias, ISOC Brasil Coalizão Direitos na Rede (CDR), o projeto estabelece mecanismos de financiamento para que os municípios promovam o acesso à internet em banda larga como um direito universal, dando suporte a iniciativas de redes comunitárias e cidades digitais, inteligentes e do conhecimento, além de promover a modernização dos serviços públicos através dos governos digitais. 

Uma vez aprovada no Congresso Nacional, a nova lei destinará aos municípios 50% dos recursos não reembolsáveis do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), instituído pela Lei 9.998, de 17 de agosto de 2000. 

Mesmo com a necessidade de ajustes no marco regulatório, há muitos casos bem-sucedidos de internet comunitária e inclusão digital em todo o Brasil. Um exemplo está na periferia de São Paulo. Trata-se da instituição  Casa dos Meninos, que criou a Rede de Intranet Base Comum, que beneficia moradores num raio de um quilômetro no entorno da entidade. A inclusão tornou possível viabilizar ações colaborativas e de qualificação, tendo como princípio o fortalecimento do território. 

Outro caso de sucesso está em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Na localidade de Espírito Santinho, onde o sinal de internet era precário, nasceu o primeiro provedor comunitário do Brasil em fibra óptica – uma parceria que envolve o IBEBrasil, ISOC Brasil, Instituto Federal Fluminense (IFF), associação de moradores e um pequeno provedor local. Foi utilizado o modelo inovador de redes neutras, que possibilita o compartilhamento de infraestrutura entre o provedor parceiro e a rede comunitária. 

Investimento

Um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) indica que, para cada 1% a mais de pessoas incluídas digitalmente, o Produto Interno Bruto (PIB) do país aumenta 0,19% mais precisa. “Em plena era da sociedade da informação, nunca foi tão necessário fazer o debate político e social de alternativas de acesso à informação na busca da redução das desigualdades sociais e digitais no Brasil. Os novos ventos apontam para um norte desafiador. Apesar de uma parte da população continuar excluída de seus direitos até hoje, temos grandes expectativas e sonhos de um futuro melhor”, observa Marcelo Saldainha, do IBEBrasil. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: