A importância do lúdico na infância, da ação à diversão

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Jean Piaget
Jean Piaget

O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, pois na brincadeira a criança expõe seu mundo interior, contribuindo na formação da sua individualidade. Por meio da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções. Faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento intelectual e, o que é mais significativo, vai se socializando, aprendendo a conviver em grupo, participar e cumprir regras: daí a importância do lúdico na infância.

Através da ludicidade a criança aprende a conviver, a ganhar e perder, a esperar a sua vez, a lidar com as frustrações, a explorar o mundo. “A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança e, por isso, indispensável à prática educativa”, defende o psicólogo suíço Jean Piaget* (1896-1980).

Para ele, o lúdico é uma das maneiras mais eficazes de envolver as crianças nas atividades, pois a utilização de brincadeiras e jogos faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem, “brincando”, os desafios que lhe surgirem. 

Vale ressaltar que o termo lúdico vem do latim “ludus” que significa jogo, divertir-se: refere-se à função de brincar de forma livre e individual, de jogar de acordo com regras da conduta social, da recreação.

Contato com  o meio social

Para Jean Piaget, o desenvolvimento do jogo está ligado aos processos simplesmente individuais e de símbolos intrínsecos à estrutura mental da criança e que só por ela podem ser esclarecidos. A criança participa ativamente do seu desenvolvimento antes de partir para a aprendizagem. Mas, inicialmente, é necessário que a criança amadureça para que posteriormente ela possa aprender através do contato com o meio social.

Piaget criou uma classificação de acordo com a evolução das estruturas mentais humanas e de como o lúdico se manifesta em cada estágio do desenvolvimento:

Os primeiros símbolos lúdicos surgem a partir do período sensório-motor (0 a 1/2 anos), com jogos simples. A partir do desenvolvimento dos níveis do pensamento verbal e intuitivo (2 aos 6/7 anos), os jogos também vão adquirindo características mais complexas. De acordo com a evolução desses estágios, apresenta as características das estruturas dos jogos infantis classificando-os em jogos de exercício, simbólico e de regra, que se caracterizam pelos movimentos realizados com o próprio corpo, baseado na formação de ações espontâneas.

Construção de conhecimento

O jogo de regras acaba por causar uma aprendizagem de socialização, no respeito às regras e a adaptação a elas, fatos que serão importantes no decorrer da vida da criança e do adulto que estará por vir.

Neste contexto, percebe-se que o jogo é intrínseco à natureza infantil e que o desenvolvimento e a complexidade do jogo em que a criança participa têm ligação direta com o seu desenvolvimento psíquico e motor, apresentando novas vivências à medida que avança nos seus estágios do desenvolvimento. A criança tem o jogo como uma atividade fundamental para o aprendizado não só escolar, mas também para o conhecimento do mundo.

Também é compreendida como conduta livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe dá. Portanto, ao manifestar a conduta lúdica, a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos de acordo com seu nível de desenvolvimento.

“O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para gastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. 

Através dele se processa a construção de conhecimento. Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e seu tempo, desenvolvendo a noção de casualidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica. Ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais, buscando meios para resolver os desafios e superarem suas dificuldades.

*Psicólogo, biólogo e pensador, o chamado Método Piaget faz parte,  até hoje, dos estudos acadêmicos nas áreas da educação e psicologia.

(Fonte: artigo na íntegra em: https://acaoediversao.com/)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: