Eram quatro minutos do segundo tempo. Depois de uma primeira etapa equilibrada, o panorama se anunciava semelhante para o segundo tempo entre Friburguense e Maricá, na tarde do último sábado, 20, no Eduardo Guinle. Foi quando, exatamente no tempo citado, aconteceu o lance capital da partida, mudando completamente os rumos do confronto em Nova Friburgo.
Após uma reposição feita pelo goleiro visitante, Thiago Aperibé disputou a jogada com Cris, zagueiro tricolor, que claramente o tocou fora da grande área. O árbitro Fernando Moraes Varella até poderia interpretar como infração, e com algum rigor, entender que o defensor era último homem num lance de real perigo de gol.
Contudo, além da equivocada penalidade, o cartão vermelho mostrado a Chris dificultou de vez a vida do Frizão. Protagonista do lance, Thiago Aperibé, que havia acabado de entrar em campo, bateu, converteu e definiu o placar de 1 a 0.
O Tricolor da Serra volta a campo no próximo sábado, 27, quando joga novamente em casa: vai receber o Artsul, às 15h, em Nova Friburgo.
O jogo
O jogo teve equilíbrio entre duas equipes bastante reformuladas em relação a 2022. O Maricá possui uma capacidade de investimento bastante superior a do Friburguense, e teve uma pré-temporada maior e menos conturbada. Essas diferenças ficaram fora das quatro linhas.
Mesmo sem o tempo desejado de preparação, o técnico Gerson Andreotti já começou a arrumar a casa. E como pede a cartilha do futebol, o primeiro setor a merecer atenção é a defesa, que se mostrou organizada em Cabo Frio e em Nova Friburgo. Do meio pra frente, a falta de entrosamento e o ritmo de jogo ainda pesam. São jovens atletas, muitos deles se conhecendo por agora, e que possuem algum potencial para evoluir.
A partir do pênalti, cobrado e convertido pelo filho de Zé Romário, goleiro com passagem destacada pelo Friburguense, o Tricolor da Serra encontrou dificuldades para buscar uma reação. Ainda assim, lutou e teve o reconhecimento da torcida ao final do jogo. Os aplausos se misturaram às duras críticas feitas à equipe de arbitragem.
Ao todo, 13 gols foram marcados nos cinco jogos que abriram a segunda rodada da Série A2 Carioca. Destaque para o triunfo eletrizante do Sampaio Corrêa sobre a Cabofriense, por 4 a 3, no Lourival Gomes, na Região dos Lagos. Outro time que marcou duas vezes foi o Americano, que bateu o Macaé Esporte, por 2 a 0, no Correão, em Cabo Frio. Já o Olaria venceu o América, por 1 a 0, na Rua Bariri. Encerrando os jogos do último sábado, Artsul e Gonçalense ficaram no 1 a 1, no Nivaldo Pereira, em Austin, na Baixada Fluminense. Encerrando a rodada, o Resende recebe o Araruama nesta quarta-feira, 24, às 15h, no Estádio do Trabalhador.
Cinco clubes dividem a liderança da Taça Santos Dumont, com quatro pontos ganhos cada: Americano, Sampaio Corrêa, Gonçalense, Olaria e Maricá. O América tem três, seguido do Artsul, com dois. Araruama, Cabofriese e Friburguense possuem um ponto ganho, enquanto Resende e Macaé Esporte estão zerados. Ou seja, o cenário mostra um campeonato em aberto e completamente equilibrado.
O Friburguense foi a campo com Júlio Cesar, Ryan, Maurício, Cris e Barrozo; Igor Gomes, Cachoeiras, Ronaldo e Pedro Henrique; Lucas e Luã.
Tabela do Frizão
- Cabofriense 0 x 0 Friburguense
- Friburguense 0 x 1 Maricá
- 27/mai - Sáb - 15h - Friburguense x Artsul
- 03/jun - Sáb - 15h - Sampaio Corrêa x Friburguense
- 14/jun - Qua - 15h - Friburguense x Resende
- 17/jun - Sáb - 15h - Olaria x Friburguense
- 24/jun - Sáb - 15h - Friburguense x Macaé Esporte
- 01/jul - Sáb - 15h - Gonçalense x Friburguense
- 08/jul - Sáb - 15h - Friburguense x Americano
- 15/jul - Sáb - 15h - América x Friburguense
- 26/jul - Qua – 15h - Friburguense x CEAC/Araruama
Maurício, capitão tricolor, comanda a defesa, já bem arrumada por Andreotti
O time Sub-13 do Guerreirinhos / São Pedro, representante de Nova Friburgo na 14ª edição da Copa Noroeste, ficou com o vice-campeonato da competição. A equipe comandada por Marquinhos Miranda e comissão técnica fez jogo equilibrado na grande decisão, disputada em Itaocara, mas acabou derrotada pelo placar de 2 a 1. O zagueiro Flávio foi o destaque do campeonato. Na semifinal, o Guerreirinhos havia derrotado Cantagalo pelo placar de 2 a 1, no estádio Edmo Figueira Rodrigues, em Bom Jardim. A vaga na semifinal foi garantida diante do time Chute Inicial, do município de Miracema, em dois jogos. A equipe Sub-11, invicta na primeira fase, foi eliminada nas quartas de final.
Deixe o seu comentário