O Friburguense já conhece o seu destino nesta temporada. Contudo, mesmo ciente que irá jogar a Série B1, o Tricolor da Serra ainda precisa cumprir dois compromissos na segundona do futebol carioca. O primeiro deles será diante do Resende neste sábado, 29, às 14h45, no Eduardo Guinle, em jogo atrasado da quinta rodada. Se para o Frizão a partida pouco vale em termos de tabela, para o Gigante do Vale o resultado positivo pode significar o fim da chance de queda.
Com oito derrotas em nove rodadas e mais um empate, o Frizão marcou apenas três vezes e sofreu 13 gols, tendo um aproveitamento em torno de 3,7%. Além de tentar melhorar esses números, o time comandado por Gerson Andreotti pode aproveitar as duas partidas finais para fazer observações e, já dentro de campo, iniciar o planejamento para a disputa da terceira divisão, que terá início na primeira quinzena de setembro.
A Série B1 vai reunir 12 equipes, com duas vagas de acesso para os finalistas. O regulamento e a tabela da competição foram definidos durante reunião do Conselho Arbitral com representantes dos clubes, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). O Tricolor, como último colocado, também já sabe que o adversário da estreia, no dia 9 de setembro, será o Barra da Tijuca, em Moça Bonita.
Nos mesmos moldes dos outros torneios de séries superiores da Ferj (A e A2 Carioca), a competição terá turno único, jogando todos contra todos (Taça Corcovado), com quatro semifinalistas (campeão x 4º colocado e 2º x 3º), sendo que dois (campeão e vice) serão promovidos para a Série A2 e dois serão rebaixados para a Série B2.
Série A2
A Série A2 terá a rodada final de classificação acontecendo na próxima quarta-feira, 2, com algumas definições importantes. Os líderes, Olaria e Americano só não avançam para as semifinais em caso de uma combinação improvável de resultados, assim como o terceiro colocado, Gonçalense. Sampaio Corrêa, Artsul e América brigam, em tese, por esta última vaga.
O detalhe é que Sampaio e América vão se enfrentar em Saquarema. O Galinho só depende dele, enquanto o Sangue precisa vencer e torcer contra o Artsul, quinto colocado. A este último será necessário ganhar do Macaé, fora de casa, e torcer para que o Sampaio Corrêa não vença.
O Macaé, inclusive, está envolvido na briga contra o rebaixamento. O Araruama, adversário do Friburguense, soma 11 pontos, e o Resende, que recebe o Americano, também está em risco. Quem cair disputará a Série B1 deste ano juntamente com o Tricolor da Serra.
Tabela do Frizão
Cabofriense 0 x 0 Friburguense
Friburguense 0 x 1 Maricá
Friburguense 0 x 2 Artsul
Sampaio Corrêa 1 x 0 Friburguense
Olaria 2 x 0 Friburguense
Friburguense 1 x 2 Macaé Esporte
Gonçalense 2 x 1 Friburguense
Friburguense 0 x 1 Americano
América 2 x 1 Friburguense
29/jul - 14h45 - Friburguense x Resende*
02/ago - 14h45 - Friburguense x CEAC/Araruama
*Jogo adiado da 5ª rodada
Classificação - Série A2
1º- Olaria, 19 pts
2º- Americano, 18 pts
3º- Gonçalense, 18 pts
4º- Sampaio Corrêa, 17 pts
5º- Artsul, 16 pts
6º - América, 14 pts
7º- Maricá, 12 pts
8º- Cabofriense, 12 pts
9º- Araruama, 11 pts
10º- Resende, 10 pts
11º- Macaé, 10 pts
12º- Friburguense, 1 pt
Com meninos de Friburgo, Galáticos fatura a Ibercup
A nova geração de talentos do futebol municipal de Nova Friburgo promete. Alguns deles, já vencedores pelo Guerreirinhos / São Pedro, participaram da Ibercup 2023, competição promovida no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e voltaram para Nova Friburgo com o título. Davi Ferreira, Mateus Demani, Enzo e Emanoel levantaram a taça defendendo a equipe do Galáticos F.C., de Barra Mansa, cidade do sul fluminense.
O torneio internacional reuniu clubes de variadas partes do mundo, e na final do playoff prata, o Galáticos encarou a Seleção Peruana F7, vencendo por 2 a 0. Com o título, os campeões se classificaram para a Ibercup Barcelona - Espanha 2024.
Destaque para as participações de Davi Ferreira, artilheiro do time, com quatro gols marcados, Mateus Demani, Enzo e Emmanuel. Companheiros de Guerreirinhos, escolinha oficial do Fluminense, liderada pelo professor Marcos Miranda, os jovens friburguenses foram comandados pelo Rafael Trannin.
Deixe o seu comentário