Frio bate recorde e Friburgo registra sensação térmica negativa de - 0.3 graus

Tendência é de elevação da temperatura na próxima semana, com o afastamento gradual do ar frio intenso
quinta-feira, 03 de novembro de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

De acordo com o Climatempo, a intensa massa de ar frio que se espalhou sobre o Brasil neste início de novembro está causando temperaturas muito baixas para os padrões normais deste mês. Recordes de baixa temperatura em cerca de 60 anos de medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia foram quebrados nos dois primeiros dias de atuação desta forte massa de ar frio.

Mas esta grande e forte massa de ar frio deverá continuar atuando sobre o Brasil por mais alguns dias e novos recordes podem ocorrer até este sábado, 5. A tendência é de elevação das temperaturas na próxima semana, com o afastamento gradual do ar frio intenso.

Segundo o Inmet, na madrugada desta quinta-feira, 3, a sensação térmica negativa na zona rural de Nova Friburgo foi de - 0.3 graus. A estação meteorológica fica em Salinas, no distrito de Campo do Coelho. Ainda de acordo com o instituto, a previsão é que a temperatura mínima no município seja de 6 graus nos próximos dias. A máxima não deverá passar de 16 graus.

Alerta de chuva frequente 

Nos primeiros dias de novembro tem sido de bastante chuva no Estado do Rio de Janeiro, principalmente na Região Serrana. Ainda de acordo com o Climatempo, a chuva nos primeiros dias deste mês no estado do Rio se deve à umidade constante que vem do mar trazida pela área de alta pressão atmosférica entre o continente e o mar (e que também traz com ela uma forte massa de ar frio pelo país), além de mais episódios denominados como cavados meteorológicos (que acontecem quando ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica), além do resquício da frente fria.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os rios do estado do Rio já se encontram em alerta, devido a esses excessos de chuva, entre eles os rios Macaé, Grande e Bonito (em Nova Friburgo). 

A tendência ainda é de chuva frequente e volumosa por todo o estado do Rio nos próximos dias, principalmente na Região Serrana, com potencial para transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra, de acordo com o Climatempo. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: