Ele é um orgulho para os pais pela sua força e superação. O menino Bruno Barcellos de Oliveira, de 11 anos, chamado carinhosamente de Bruninho, tem distrofia muscular, uma doença degenerativa que afeta primariamente os músculos e provoca sua degeneração progressiva.
Mesmo usando ventilação mecânica, o equipamento Bipap, se alimentando através de sonda e, tendo que fazer uso da cadeira de rodas para se locomover por distâncias mais longas, por ter fraqueza nas pernas, Bruninho não desistiu do seu sonho e trouxe para Nova Friburgo a medalha PcD de ouro do Campeonato Panamericano de Karatê PcD, que aconteceu entre os últimos dias 12 e 16, em Caçapava, no Estado de São Paulo. E, o próximo passo agora é a participação do Mundial de Karatê, que acontecerá em outubro na Argentina.
“Desde o primeiro dia de treino, ficávamos receosos, porque ele sentia falta de ar, mas mesmo assim, não desistia de participar. Colocava o Bibap e continuava treinando. Hoje, ele está indo além dos sonhos, porque a gente não imaginaria que ele participaria de campeonatos, ganharia medalhas”, declarou a mãe de Bruninho, a fisioterapeuta Graciele Barcellos.
O diagnóstico do menino foi fechado em 2018. Graciele conta que Bruninho passou por 17 internações por pneumonia. Muitas das vezes por mais de 15 dias. “Precisamos investir em uma alimentação especial, devido a várias bronco-aspirações que ele tinha. Muitas vezes, o que ele comia, ia pro pulmão. Hoje ele se alimenta praticamente somente pela sonda, mas ainda come algumas coisas pela boca”, explicou a mãe.
A decisão de matriculá-lo no Karatê, que era um sonho dele, foi muito discutida com os médicos que o acompanham. “Qualquer esforço que ele faz, a saturação cai e surge a falta de ar. Apesar dele usar o Bibap mais para dormir, nos treinos, ele está tendo que usar o tempo todo, porque já chega com falta de ar”, relatou Graciele.
Bruninho começou os treinos em outubro de 2021. Na academia Dojo Senshi-kan karatê-Do, o sensei Jefferson Carneiro faz todas as adaptações para ele poder ser incluído. “O maior adversário é a distrofia muscular. Ele luta o tempo todo para doença não evoluir, não paralisá-lo de vez. A gente vai vivendo um dia de cada vez e a cada dia é uma vitória. Hoje o Bruninho é um campeão em todos os sentidos”, emociona-se a mãe.
Circuito fluminense neste domingo em Friburgo
Quem quiser ver esse campeão lutando e aumentar a torcida por Bruninho, tem a oportunidade neste domingo, 23, quando acontecerá a 3ª Etapa do Circuito Fluminense de Karatê, em Nova Friburgo. O evento será realizado no Ginásio Municipal Adhemar Combat, na Via Expressa, no bairro Olaria, a partir das 8h30. Bruninho não é só um orgulho e um exemplo de superação para os pais, é também para todos nós!
Deixe o seu comentário