Friburgo marcará presença em comemoração do Centro Cultural Arte e Luta

Atividades foram retomadas recentemente na sede do Sindicato dos Têxteis
quarta-feira, 13 de julho de 2022
por Vinicius Gastin
Mestre Ligeirinho e alunos terão a oportunidade de representar Nova Friburgo em evento
Mestre Ligeirinho e alunos terão a oportunidade de representar Nova Friburgo em evento

A dança, o esporte e a arte, juntas, com o objetivo de promover cultura, saúde e integração social. São inúmeros os benefícios oferecidos pela capoeira, e em Nova Friburgo, diversos grupos mantêm essa chama acesa. Um dos mais antigos dentre eles, o Centro Cultural Arte e Luta, do Mestre Ligeirinho, irá representar o município durante evento neste próximo domingo, 17, na cidade de São Gonçalo, comemorado os 23 anos do Centro. A supervisão é do mestre PQD.

 A previsão é que o evento reúna diversos mestres e alunos de variados estados do Brasil. Márcio Bittencourt, o Ligeirinho, estará representando a capoeira friburguense.

“Nossa região serrana tem muitos grupos de capoeira, e o número de amantes da ginga, da dança, da luta e do som do berimbau só aumenta a cada dia. O Capoeira Arte e Luta é um grupo grande de praticantes, com mestres e alunos em diversas cidades brasileiras. Tenho certeza de que o nosso encontro será incrível. Será uma linda festa”, prevê Ligeirinho.

“Vamos comemorar nossos 23 anos de muito trabalho social. Através do esporte e da disciplina, nós já formamos grandes pessoas para a nossa sociedade. A cor branca das roupas, dos "abadás", as cordas com suas cores de graduações, os instrumentos musicais e os sons das melodias acompanhados de danças e gingas. Isso é a Capoeira”, vibra.

Em Nova Friburgo, o Centro Cultural Arte e Luta, presidido por Mestre Ligeirinho, retomou as aulas presenciais recentemente, na sede do Sindicato dos Têxteis, localizado na Rua Augusto Spinelli, no Centro, dando continuidade a uma história que começa no ano de 1995.

Claudio Márcio Sobrinho Bittencourt começou na capoeira em Nova Friburgo, em 1989, com o professor Cascão. Na época era membro da Associação de Capoeira Ventos do Kilombo, com a supervisão do Mestre Ventania. Em 1995, por motivos pessoais, Cascão se afastou da Capoeira, e Ligeirinho, já instrutor do grupo, resolveu dar continuidade ao seu legado.

As aulas tiveram início na quadra da Unidos da Saudade, com a supervisão do Mestre Wallace, de Cachoeiras de Macacu, desenvolvendo trabalho para crianças e adolescentes. Formado professor de Capoeira em 1997, desenvolveu o trabalho em vários locais de Nova Friburgo. Atuando no Sindicato dos Têxteis há vários anos, em 2013 se formou como Mestre de Capoeira pela Associação Arte e Luta, sob a supervisão do Mestre PQD, fundador e presidente da Associação.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Capoeira