Foto do espaço mostra contraste das luzes de LED e sódio entre Rio e Niterói

Imagens de Nova Friburgo revelariam cidade bem mais apagada; prefeitura está licitando novo contrato de iluminação pública
terça-feira, 19 de julho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A fotografia tirada pela tribulação da ISS (Foto: International Space Station)
A fotografia tirada pela tribulação da ISS (Foto: International Space Station)

Ao passarem sobre o Brasil, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, International Space Station) fizeram uma foto noturna das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Chama especial atenção a iluminação das ruas: enquanto a capital (à esquerda) tem a maior parte das lâmpadas de LED, brancas,  Niterói e São Gonçalo (à direita, separadas do Rio pela Ponte Rio-Niterói), ainda usam muitas lâmpadas de vapor de sódio, amarelas.

Não existem imagens de Nova Friburgo, tão nítidas e sem nuvens,  no acervo online da estação espacial. Mas o fotógrafo Marlon Moreira de Souza clicou recentemente as luzes da cidade vistas do Pico do Caledônia, a pouco mais de 2 mil metros de altura, mostrando uma mistura homogênea de lâmpadas brancas e amarelas (fotos abaixo, ambas de Marlon Moreira de Souza).

A ISS é um laboratório espacial que circula em volta da Terra em uma órbita baixa, em torno de 400km,  o que permite a visualização do planeta  a olho nu. A estação viaja a uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15 voltas ao redor da Terra  por dia, uma a cada hora e meia. A ISS  tem sido mantida com tripulações de pelo menos  três astronautas, que  se revezam trabalhando em programas espaciais de vários países. Para seguir a  ISS, clique aqui.

Friburgo estaria bem mais apagada

Em Friburgo, uma foto capturada pela ISS certamente mostraria uma cidade bem mais apagada. A manutenção do serviço de iluminação pública sempre foi motivo de muitas queixas, há vários anos. A população reclama do excesso de lâmpadas queimadas, principalmente nos bairros e distritos mais afastados.

No fim do governo Renato Bravo a prefeitura tinha a intenção de substituir toda a iluminação pública por luzes de LED. Em junho de 2020 todas as lâmpadas da Avenida Alberto Braune foram substituídas pela luz branca. O serviço foi em seguida levado para a Praça Lafayette Bravo Filho, no distrito de Conselheiro Paulino. 

Em agosto do ano passado, já no governo Johnny Maycon, a prefeitura alugou três caminhões equipados para trocar lâmpadas em postes de até 13 metros de altura. Equipes passaram a atuar em dois turnos de trabalho, para  atender à demanda reprimida de solicitações. Eram estimados seis mil pontos apagados na época.

Abaixo, fotos noturnas de Friburgo clicadas por Antônio Varella, também do alto de montanhas.

PPP para implantar luz de LED

O contrato de  R$ 690 mil, por um ano, termina agora.  Segundo a prefeitura, está em curso um novo processo licitatório para a renovação do serviço. O governo municipal informa que foram  atendidos aproximadamente cinco mil pontos, e ainda faltam cerca de três mil. Esse quantitativo é referente não somente a lâmpadas, mas também materiais deteriorados pelo tempo, devido à sua vida útil.

Ainda de acordo com a prefeitura, Friburgo  tem hoje cerca de 800 postes com luz de LED. Está em andamento uma parceria público-privada (PPP) visando à substituição de todos os pontos para luz de LED, além de implantar um sistema de gestão integrada para a iluminação pública da cidade, na qual será possível saber o momento exato que as lâmpadas queimam e, assim, realizar a manutenção de forma mais eficiente.

 Na conta de energia elétrica, uma das taxas acrescidas à tarifa de consumo mensal dos friburguenses  é a Cobrança de Iluminação Pública (CIP). O valor da CIP é calculado de maneira estimada com base no tempo em que a luz fica acesa, o valor de quilowatts e o número de postes na cidade.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: