Fim de semana com baixa umidade no ar e sem chuva

Fenômeno pode ocasionar diversos problemas de saúde. Confira a previsão do tempo em Nova Friburgo
sexta-feira, 19 de julho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A baixa umidade no ar continua sendo destaque no clima brasileiro neste inverno. De acordo com o Climatempo, uma grande massa de ar polar ainda está espalhada pela costa do Sul e do Sudeste canalizando o vento frio e úmido para as áreas próximas ao mar. Neste fim de semana, o excesso de umidade e a baixa temperatura facilitam a formação de nevoeiros no começo das manhãs deste sábado, 20, e domingo, 21. Com o predomínio de ar seco por quase todo o país, praticamente não chove. A chuva ficará concentrada em áreas do leste do Nordeste e no extremo norte do Brasil.

Região Sudeste 

Um grande sistema de alta pressão atmosférica deve ganhar força sobre o interior do Brasil, reduzindo os níveis de umidade no ar no sudeste. As temperaturas tendem a elevação, porém o amanhecer é ainda é marcado pelo frio. 

A diminuição da umidade inibe a formação de nuvens. No Estado do Rio de Janeiro, o sol também vai aparecer forte neste fim de semana de férias escolares, mas com algumas nuvens. Atenção para o risco de formação de nevoeiro ao amanhecer no Estado do Rio de Janeiro.

Impactos na saúde

A baixa umidade relativa do ar pode levar a diversos problemas de saúde, como ressecamento das mucosas, irritação nos olhos e nas vias respiratórias, agravamento de doenças respiratórias preexistentes e aumento no risco de desidratação. É crucial que a população tome medidas para reduzir esses efeitos, como:

  • Beber muita água para manter-se hidratado.

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais secos e quentes do dia.

  • Utilizar umidificadores de ar em ambientes fechados.

 Definições sobre níveis de umidade relativa do ar

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define a umidade relativa do ar como a razão entre a quantidade de vapor d'água presente no ar e a quantidade máxima que o ar pode conter a uma determinada temperatura, expressa em porcentagem. A umidade relativa é classificada como muito alta (acima de 90%), alta (70-90%), moderada (40-70%), baixa (20-40%) e muito baixa (abaixo de 20%). Durante eventos extremos, como ondas de calor, a umidade relativa pode cair para níveis críticos, abaixo de 20%, representando riscos à saúde e aumentando a probabilidade de incêndios florestais.

Os dados de umidade relativa do ar registrados nos últimos dias no Brasil evidenciam a necessidade de atenção e medidas preventivas para proteger a saúde pública. Com os níveis de umidade atingindo patamares críticos, é fundamental que todos estejam cientes dos riscos e adotem práticas para minimizar os impactos adversos.

Previsão do tempo em Nova Friburgo

  • Sábado, 20: dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. Mínima de 10ºC e máxima de 18ºC. 
  • Domingo, 21: sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima de 8ºC e máxima de 19ºC. 
  • Segunda, 22: tempo ensolarado, com nevoeiro ao amanhecer. Noite de céu limpo. Mínima de 8ºC e máxima de 20ºC. 
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: