Festival de Capoeira vai agitar o próximo fim de semana

Programação prevê atividades diversas em locais variados de Nova Friburgo
quarta-feira, 03 de agosto de 2022
por Vinicius Gastin
Equipe de Léo Cobaia também esteve presente durante evento que exaltou as colônias friburguenses
Equipe de Léo Cobaia também esteve presente durante evento que exaltou as colônias friburguenses

Expressão, arte, dança, cultura e esporte. A capoeira é capaz de reunir todas essas vertentes, além de trazer um pouco da história dos povos formadores de Nova Friburgo à tona, com movimentos e músicas que ditam o ritmo das rodas. A população friburguense terá a oportunidade de curtir e acompanhar mais um evento, o Festival Capoeira Team 2022, programado para este próximo fim de semana, dias 6 e 7, em dois lugares de Nova Friburgo: na Praça Dermeval Barbosa Moreira e no Espaço Arp. A promoção é do instrutor Cobaia, com apoio das secretarias municipais de Cultura e Esportes e Lazer.

De acordo com a programação, o início do evento terá treino em dois horários, às 8h e 10h30, no sábado, 6, no Espaço Arp, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, no Paissandu. Um pouco mais tarde, às 15h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, estão previstos aulão e roda, e uma hora depois, batizado e troca de cordas. No domingo, 7, às 9h, haverá treino e roda no Espaço Arp.

A Capoeira Team é uma entidade sem fins lucrativos, e de acordo com os responsáveis, possui o objetivo de difundir a cultura brasileira através da capoeira, promovendo integração social ao trabalhar com todas as classes sociais. Nova Friburgo é representada por Leonardo de Sá, o Instrutor Cobaia, que há 12 anos trabalha em projetos de capoeira nas comunidades com crianças, adolescentes e melhor idade. O objetivo do evento é promover ações que fortaleçam a integração social, aprendizado, elevar o nível técnico dos participantes e contribuir para autoestima dos alunos, trazendo para Nova Friburgo mais de 100 capoeiristas.

Os convidados poderão conferir mostras de vídeos, atividades infantis, aulas, show de capoeira com capoeiristas de várias cidades, estados e países, além da tradicional troca de graduação e apresentações culturais. Outras informações pelos telefones (22) 2525-9198 e 2525-9199, da Secretaria de Esportes e Lazer.

A capoeira

Expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, a capoeira tornou-se ao longo dos anos uma importante ferramenta de inclusão social. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de outros movimentos.

Outra característica marcante, que a torna diferente de outras artes marciais, é a musicalidade, e os praticantes aprendem também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Elementos suficientes para o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tornou a roda de capoeira um bem cultural em 2008.

A Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) é um dos principais sistemas que organizam e unificam a graduação da capoeira. A graduação adotada pela CBC é feita por cordas seguindo as cores da bandeira nacional, e há alguns estágios a serem seguidos. O primeiro é o cordão verde (aluno), com permanência de um ano, seguindo pelo amarelo, azul, verde-amarelo, verde-azul, amarelo-azul, verde-amarelo-azul, branco-verde (tornando-se monitor); branco-amarelo (professor), branco-azul (contra-mestre) e o cordão branco, para mestre, título postulado pelo reconhecimento dos mestres mais antigos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: