As festas juninas nas diferentes regiões do Brasil

De Norte a Sul do país, do Oiapoque ao Chuí, os eventos são uma grande manifestação cultural
sexta-feira, 23 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Seja pela reunião de famílias e amigos ou pelas comidas, músicas e danças típicas, todo brasileiro ama comemorar os “fervos” das festas juninas! Ao redor do país, todos se reúnem com suas tradições, reafirmando as características únicas de cada região desse vasto território.

Através de inúmeros símbolos e costumes, identificamos os diferentes traços da cultura regional que foram fortalecidos desde a colonização. O calendário é o mesmo em todo o Brasil, mas cada lugar guarda uma forma única de celebrar. Arrume suas malas e prepare-se para essa viagem cultural!

Norte

Na região Norte do país as grandes festas juninas dividem espaço com o famoso festival do Boi-Bumbá, o Festival Folclórico de Parintins, que ocorre no interior do Amazonas e foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil. Os locais exploram o uso de bandeirinhas, balões e quadrilhas que fazem a diversão de todos os que desejam celebrar durante o mês.

Além de poder participar de uma das maiores festividades do país, você também pode conhecer mais o coração da Floresta Amazônica, cercado de rios, matas e ilhas com cenários e belezas únicos. Você pode desvendar a região se hospedando próximo aos principais pontos turísticos do Pará, Acre e Tocantins. 

Nordeste

O maior São João do Brasil é celebrado no Nordeste, com o estilo mais querido de todos: mesa farta, muita música, quadrilhas, fogueiras e fogos. Da Bahia ao Rio Grande do Norte as celebrações exaltam a cultura popular da região com shows em praça pública e espetáculos que atraem milhões de pessoas para o "Maior São João do Mundo"!

Apesar da grande quantidade de festas, o Nordeste não fica para trás quando o assunto é turismo. Experimente suas deliciosas praias, pratos e passeios para viver novas experiências e curtir um pouco mais da região.

Sudeste

A festa junina no Sudeste se concentra majoritariamente em São Paulo e Minas Gerais, sendo popularmente conhecidas como Quermesses. Geralmente, organizadas por igrejas, escolas e clubes, as festas são caracterizadas por barraquinhas com brincadeiras, comidas e uma grande variedade de prendas para fazer a diversão da criançada!

A região possui uma grande variedade de passeios para todos os tipos de gostos e bolsos, com passeios culturais, praias, cachoeiras e, até mesmo, trilhas e mirantes de tirar o fôlego.

Sul

A festa no sul é a mais diferente quando falamos de vestimentas e danças típicas, especialmente no Rio Grande do Sul. As músicas que embalam a região nessa época são conhecidas por todos, como o xote gaúcho, o chamamé e o vaneirão, sendo assim, não deixe de conhecer um pouco mais sobre! E, para forrar a barriga durante a comemoração, desfrute de churrascos, doces campeiros e, principalmente, pinhões.

O frio da região atrai muitos turistas que desejam conhecer um pouco mais das terras gaúchas. Aproveite para conhecer o Rio Grande do Sul e Santa Catarina para se deliciar com praias e grutas com deliciosas experiências gastronômicas!

Como são as festas no Nordeste

Celebradas nos principais estados da região, as festas juninas são eventos primordiais para o comércio e o turismo do Nordeste, já que também são realizados em período de férias escolares, possibilitando que toda a família viaje junta. Isso se reverte em lucro para as cidades e estados, hotéis lotados e geração de novos empregos.

Além da importância econômica, as festas juninas do Nordeste também são uma grande manifestação cultural histórica. Outros santos também são lembrados ao longo do mês, como São João no dia 24. Já o casamenteiro Santo Antônio é celebrado nas simulações de casamento, que incluem personagens como o noivo, a noiva, o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Garantia de muita diversão, músicas animadas, comida boa e trajes típicos: assim são as festas juninas do Nordeste. Os eventos têm danças tradicionais da região, como a conhecida quadrilha, bem como estilos musicais como sertanejo, forró e cabrueira.

Além disso, o figurino é bem peculiar, com o uso de chapéus, botas, lenços bem coloridos e estampados, além das tradicionais camisas xadrezes. Para melhorar, a festa junina nordestina ainda tem comidas típicas deliciosas, principalmente à base de milho, já que é a época de colheita de grãos. As brincadeiras também não ficam de fora da celebração, mas não se limitam às crianças: o público adulto também adora.

Comida típica

As comidas de festa junina são um capítulo à parte nas celebrações no Nordeste. Entre os pratos típicos que todo mundo ama estão: 

  • Milho;

  • Amendoim;

  • Pé de moleque;

  • Biscoito de polvilho;

  • Maçã do amor;

  • Bolo de milho verde;

  • Bolo de amendoim;

  • Bolo de pinhão;

  • Baba de moça;

  • Canjica;

  • Arroz doce;

  • Bom-bocado;

  • Broa de fubá;

  • Cocada;

  • Pamonha;

  • Quentão;

  • Cachaça.

Brincadeiras

Não poderiam ficar de fora dessa celebração tão alegre, e as mais famosas são:

  • Pescaria;

  • Correio do amor ou elegante;

  • Corrida do saco;

  • Corrida do Saci-Pererê;

  • Jogo do rabo do burro;

  • Derrubando latas;

  • Pau de sebo;

  • Quebra-pote;

  • Corrida do ovo na colher;

  • Pulando a fogueira;

  • Quadrilha;

  • Acerte o alvo;

  • Bingo.

As principais  festas do Nordeste

Como já dito, o Nordeste contém diversas festas juninas importantes espalhadas por seus estados, cada uma com as especificidades da região:

São João de Caruaru é a capital do Forró

É uma enorme festa que acontece em Caruaru, Pernambuco, e faz com que a cidade seja considerada a capital do forró. Por esse motivo, a festa junina da região é uma das mais esperadas do ano. Esse é um evento que pode perdurar por todo o mês de junho — este ano, começou em abril, totalizando 65 dias de festa — e tem tudo que uma festividade desse porte pede, com brincadeiras, quadrilhas e trios elétricos, além de danças e comidas típicas da região.

A distância entre Caruaru e a capital pernambucana é de apenas 134 quilômetros, com cerca de uma hora e meia de viagem. Assim, você consegue curtir a festa e ainda desfrutar das belezas da capital com todo o conforto possível da rede Accor. Não deixe de conhecer um pouco mais sobre a rica história da cidade, como o Marco Zero no Recife Antigo.

Fica em Campina Grande o maior São João do Mundo

A festa junina de Campina Grande, na Paraíba, é considerada não só a maior do Brasil, mas também do planeta. Em junho, o município paraibano se mobiliza para curtir as festividades durante os 30 dias do mês. Para se ter uma ideia do tamanho do evento, são esperadas, todos os anos, dois milhões de pessoas na cidade.

Além disso, o tradicional casamento coletivo costuma reunir mais de 100 casais. Tudo isso com direito a shows de fogos de artifício, à presença do trem da Locomotiva Forrozeira e danças e comidas típicas.

E tem muito mais na Bahia, Maranhão, Piauí, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe, nos nove estados do Nordeste. É festa que não acaba nunca! (Fonte: all.accor.com)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: