Feriado com comércio aberto, temperatura agradável, mas há risco de chuva

Dica é se divertir ou ir às compras pela manhã
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
por Nathalia Rebello*
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Mais um feriado neste mês. Nesta terça-feira, 15, celebra-se o Dia da Proclamação da República, uma oportunidade de descanso para a maioria dos trabalhadores e que pode ser considerada a última folga do ano, já que os próximos feriados, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será festejado no domingo que vem, e o Natal (25 de dezembro) e o Ano Novo (1º de janeiro) cairão também em dois domingos. Então quem não for trabalhar neste 15 de novembro, a sugestão é aproveitar ao máximo o feriado. 

Com a previsão do tempo mais para chuva do que para sol na Região Serrana e o comércio friburguense autorizado a funcionar nesta terça-feira -  para as lojas que aderiram a um acordo coletivo que garante o pagamento dos direitos trabalhistas aos comerciários, como o pagamento de horas extras - a boa pedida para quem quiser se divertir ao ar livre ou aproveitar a folga para ir às compras é programar atividades no período da manhã. Isso porque, segundo o site Climatempo, esta terça-feira em Nova Friburgo deverá ser de sol com muitas nuvens e períodos nublado, tendo temperatura máxima de 22 graus e mínima de 16. A chance de chuva, no entanto, é de 90%. As pancadas poderão ser de moderadas a fortes em qualquer momento do dia, principalmente à tarde e à noite. 

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informam ainda que o município permanece em alerta laranja, ou seja com previsão de grande acumulado de chuvas, pelo menos até o dia 16. A previsão é de chuva entre 30 a 60 milímetros nesta terça e quarta podendo oscilar entre 50 a 100 mm com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e até  transbordamentos de rios em áreas de risco. Recomenda-se, portanto,  extrema atenção aos alertas da Defesa Civil através das mensagens de texto para os celulares cadastrados e o acionamento das sirenes de alerta-alarme, se necessário. Nesse caso, moradores das áreas de risco deverão buscar abrigo nos pontos de apoio. 

A história da Proclamação da República 

No dia 15 de novembro de 1889 ocorreu a proclamação da República do Brasil. O objetivo, naquela ocasião, era acabar com o poder da família real portuguesa. O ato foi encabeçado por Marechal Deodoro da Fonseca, na época líder do Exército Brasileiro. Posteriormente, Deodoro se tornou o primeiro presidente do Brasil já no regime da República. Embora fosse independente desde 7 de setembro de 1822, o Brasil ainda era governado sob o regime monárquico que, só com a proclamação, foi substituído pela República. 

Naquela época, o então imperador Dom Pedro II, com 63 anos, vivia uma crise política com a insatisfação dos ex-escravistas, que se sentiam prejudicados com a abolição da escravatura, um ano antes, em 1888. Além disso, o império passava por dificuldade fiscal, devido aos gastos com a Guerra do Paraguai. *Com a supervisão de Henrique Amorim

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: