Favorito ao hexa no Catar, Brasil lidera ranking da Fifa

Segunda colocação é ocupada pela Bélgica, que eliminou o Brasil na Copa da Rússia
quarta-feira, 29 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra

Faltando 5 meses para a Copa do Mundo, as atenções do mundo no futebol mundial começam a se voltar para a competição que será disputada no Catar. Pela primeira vez na história, o maior torneio de seleções do mundo não será jogado entre junho e julho. Diante desse cenário, a expectativa entre comentaristas, analistas e sites de apostas que oferecem Cupom KTO é enorme para saber quem vai ficar com o título.

Apesar de não ter ido bem nas últimas Copas, o Brasil chega como um dos favoritos, inclusive entre os apostadores. A confiança na única seleção a conquistar a Copa em cinco oportunidades foi renovada nesta quinta-feira (23), com a divulgação do novo ranking da Fifa. Nele, a seleção comandada por Tite aparece na primeira colocação, com 1837.56 pontos.

A primeira colocação brasileira no ranking foi conquistada em março, quando a seleção ultrapassou a Bélgica, que somou 1821.92 pontos. Vale lembrar que a equipe europeia eliminou o Brasil na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com uma vitória por 2 a 1 nas quartas de final. A Bélgica também é considerada uma das favoritas ao Mundial, apesar de não ter a mesma tradição de outras seleções.

O top 3 é fechado por outro peso-pesado na história do futebol mundial: Argentina. A equipe dirigida por Lionel Scaloni e que tem em Messi seu principal expoente também é favorita à conquista no Catar, sobretudo após o rendimento dos últimos dois anos. 

A equipe terminou as Eliminatórias na segunda colocação, venceu a Copa América de 2021 derrotando o Brasil em pleno estádio do Maracanã e acabou de ganhar o torneio Finalíssima, contra a Itália (vencedora da Eurocopa), em uma vitória acachapante por 3 a 1, com show de Di María. 

O retrospecto recente, aliás, fez com que os argentinos chegassem aos 1770.65 pontos, superando a França, campeã do Mundo na Rússia, em 2018. A equipe, apesar de também ser considerada uma das favoritas e ter em seu elenco nomes como Paul Pogba, Mbappe e Benzema, não tem conseguido repetir as mesmas atuações.

O time dirigido por Didier Deschamps somou apenas 2 pontos nos quatro primeiros jogos da Liga das Nações, em um grupo com Croácia, Áustria e Dinamarca. O desempenho, aliás, ligou o sinal de alerta na imprensa francesa, preocupada com o rendimento da equipe às vésperas da Copa. 

A Holanda, que lidera o Grupo 4 da Liga das Nações de forma invicta, registrou a maior subida entre os 10 primeiros. Já a Dinamarca, semifinalista da última Eurocopa, primeira europeia a se classificar para a Copa do Mundo e líder do Grupo 1 da Liga das Nações, subiu uma posição e entrou no top-10.

Ainda que longe do top 10, a maior subida registrada pela Fifa foi da seleção do Cazaquistão, que chegou aos 31.51 pontos e subiu 11 posições. Já o Egito, da estrela Mohammed Salah, do Liverpool, perdeu oito posições no ranking atual. 

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro, diante da Sérvia, às 16h. A equipe de Tite está no Grupo G, que além dos Sérvios tem ainda Camarões e Suíça. O Brasil não chega a uma final de Copa do Mundo desde 2002, quando ficou com o título ao derrotar a Alemanha. 

De lá para cá, caiu nas quartas de final em 2006, para França e em 2010, para a Holanda. Em 2014, foi derrotado no histórico 7 a 1, para a Alemanha, na semifinal, e foi novamente eliminado nas quartas para a Rússia, em 2018.  

Confira o top-10 do ranking da Fifa

1 - Brasil - 1837.56 pts

2 - Bélgica - 1821.92 pts

3 - Argentina - 1770.65 pts

4 - França - 1764.85 pts

5 - Inglaterra - 1737.46 pts

6 - Espanha - 1716.93 pts

7 - Itália - 1713.86 pts

8 - Holanda - 1679.41 pts

9 - Portugal - 1678.65 pts

10 - Dinamarca - 1665.47 pts

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: