Família de venezuelanos pede alimentos e dinheiro nas ruas de Nova Friburgo

De acordo com a secretaria de Assistência Social do município, os venezuelanos já receberam oferta de empregos, mas não aceitaram
terça-feira, 20 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Leitor)
(Foto: Leitor)

Uma família de índios venezuelanos, inclusive com crianças, chama a atenção nas ruas da cidade. Eles seguram cartazes, onde explicam a origem e pedem ajuda em dinheiro, comida, fralda e leite em pó. Muitos estão sensibilizados com a situação deles e ajudando. 

Uma assinante de A VOZ DA SERRA, ao ver essa família, levou a um restaurante da cidade e pediu que os atendesse, ao mesmo tempo em que contactou outro restaurante para dar jantar sob suas custas. Enquanto tentava providenciar os itens que eles pediam, fez contato com o jornal pedindo ajuda para a família.

O jornal entrou em contato com a prefeitura para saber se a Secretaria de Assistência Social tinha informações sobre a família. Em nota, a Secretaria informou que “eles foram abordados várias vezes desde julho de 2022 e não aceitaram ir à sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)”.

De acordo com a Assistência Social, eles relataram que saíram da Venezuela para Rondônia, depois para o Rio de Janeiro, onde ficaram por cerca de dois anos, inclusive as duas crianças são nascidas em Queimados/RJ. A nota informa ainda que: “Verificamos que tratam-se de membros da mesma família e que alguns têm identidade brasileira, possuem inscrição no Cad-Único e informam receber Bolsa Família. Informaram que possuem mais familiares no Rio de Janeiro, e que vieram para Nova Friburgo em busca de melhores condições de vida e trabalho (artesanato)”.

A nota enviada pela pasta continua informando que “deve ser ressaltado que, em julho do corrente ano a família de venezuelanos recebeu acolhida na Igreja Ceifa, nas Braunes, e os membros se mobilizaram para providenciar meios para a família se estabelecer no município, contudo, as mesmas não aderiram. Assim como foram oferecidos empregos efetivos e eles também não aderiram”.

A Secretaria informou também que no final de novembro, o assistente social e o abordador do Creas realizaram mais uma abordagem e nesta, advertiram, reiteradamente, o risco a que estão sendo expostas as crianças, de ficarem na rua em situação de mendicância. “A equipe presenciou os familiares recebendo doações de dinheiro em espécie e alimentos”.

A nota informa ainda que “os venezuelanos afirmaram que estão recebendo ajuda da Prefeitura de Queimados, para possível retorno ao país de origem. Há de ser ressaltado que, no dia 18 deste mês, o Creas realizou abordagem e na ocasião foi constatado que a família estava hospedada na Pousada Central, na Avenida Euterpe Friburguense e que, vários cidadãos contribuíram com cestas básicas, assim como, dinheiro”.

Finalizando, a Secretaria de Assistência Social informou também: “Mesmo trabalhando em rede e fazendo abordagem continuada, é importante ressaltar que estamos respeitando as origens culturais e a manifestação de vontade dos membros da família. Foram efetuadas orientações relativas à não permanecerem em situação de rua com as crianças e também sobre referência ao Creas, assim que definirem o endereço, já que, estão continuamente retornando à Cidade e se hospedando em hotel no Centro da cidade”.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: