Expectativas dos empresários do comércio caíram em fevereiro

Mais de 25% dos gestores destes setores esperam que o número de empregados diminua nos próximos três meses
terça-feira, 14 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFecRJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) feita com 263 empresários do comércio de bens, serviços e turismo, entre os últimos dias 1º e 7, mostrou que a expectativa geral caiu em relação a fevereiro. A queda foi provocada pela situação futura, apesar do indicador presente ter subido em relação ao mês passado.

O indicador futuro, que mede a expectativa para os próximos três meses, caiu de 120,9 para 113,9, puxado pelo emprego, com 94,7, contra 100,7 em fevereiro. Esse desempenho foi o principal responsável pela queda de 2,2 pontos do índice geral de fevereiro (103,8) para março (101,6). De acordo com a pesquisa, 25,1% dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo esperam que o número de empregados diminua ou diminua muito nos próximos três meses. No último levantamento, em fevereiro, era de 16,7%.

Já o índice de situação presente subiu de 78 para 83,2, com destaque para os negócios (85, contra 80,3 de fevereiro). Esse aumento não foi suficiente para manter o índice geral positivo. Nesta nova sondagem, 27% dos entrevistados disseram que seus negócios melhoraram ou melhoram muito nos últimos três meses. Em fevereiro, o índice era de 22,7%. “O indicador presente apresentou melhora, mas não foi suficiente para fazer com que o resultado geral não caísse por causa do desempenho da situação futura que puxou os números para baixo”, explica o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: