Já não tem mais hora do rush no trânsito friburguense. Em qualquer momento há congestionamentos nas vias principais, como o viaduto Geremias de Mattos Fontes, Paissandu, avenidas Julius Arp e Roberto Silveira, além das demais que integram o trecho urbano da RJ-116. Com as obras de drenagem, os engarrafamentos também acontecem nas imediações da Avenida Alberto Braune e das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas. E a situação piorou com a volta às aulas nesta semana.
Uma das soluções para esse caos diário pode ser a Estrada do Contorno, projeto sonhado por friburguenses há anos e prometido por governadores desde 2006, quando dois traçados foram apresentados: uma proposta é desviar o trânsito pesado que hoje corta o centro de Nova Friburgo por um trajeto de aproximadamente 35 quilômetros, desde Mury até São José do Ribeirão, Bom Jardim, cortando o Vale do Stucky, Colonial 61e Ribeirão do Capitão. Outro traçado, alternativo, partiria de um ponto entre a Ponte da Saudade e o bairro Ypu, unindo a RJ-116 à RJ-150 (Nova Friburgo-Amparo-São José do Ribeirão).
Em agosto de 2022, o então presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Herbert Marques da Silva, participou de uma reunião presencial do Conselho Empresarial da Firjan Centro-Norte, para discutir a retomada do projeto da Estrada do Contorno. Na ocasião, ele disse ser impossível fazer um estudo sobre a viabilidade técnica do projeto.
Na ocasião, em nota, o órgão falou que apresentou à Firjan as opções de traçados que foram elaboradas desde 2006. A nota também informou que uma equipe faria uma vistoria para verificar os trechos apresentados, a fim de identificar a melhor opção. Em seguida, seria lançado um edital para a contratação de empresa para a elaboração do projeto básico. Finalizadas essas etapas, o projeto seria encaminhado para a licitação. Mas sem apresentar prazos. Procurado ontem, 7, o DER-RJ não deu retorno sobre o andamento do projeto.
Promessa antiga
A promessa da Estrada do Contorno para desafogar o trânsito nas avenidas centrais de Nova Friburgo é antiga, mas nunca saiu do papel. Em julho de 2012, o então governador, Sérgio Cabral, disse que construiria a Estrada do Contorno, entre Mury e o trevo de Duas Barras, com 29 quilômetros e até um túnel. A intevenção foi orçada, na época, em R$ 300 milhões. A mesma promessa havia sido feita por Cabral dois anos antes.
Plano de mobilidade
Assim como a Estrada do Contorno, Nova Friburgo aguarda a implantação do Plano de Mobilidade Urbana. A prefeitura confirmou nesta semana a contratação da empresa Marchesini Serviços de Engenharia e Projetos, para elaborar o plano de mobilidade e acessibilidade. O contrato assinado em 9 de janeiro, prevê que a empresa vai prestar serviços de consultoria de engenharia de transportes durante oito meses, com custo de R$ 635 mil, abaixo do estimado anteriormente, que era de R$ 955 mil.
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