Estado anuncia protocolos para a retomada das aulas presenciais

Reabertura das escolas estaduais este ano será somente para alunos da 3º ano do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
terça-feira, 06 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Sala de aula vazia em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Sala de aula vazia em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro da última sexta-feira, 2, o protocolo sanitário com medidas a serem tomadas pelas escolas estaduais para o retorno seguro das atividades presenciais com os alunos. As escolas deverão adequar salas de aula e refeitórios para promover o distanciamento social e disponibilizar equipamento de proteção individual (EPIs), como luvas e face shield para funcionários, além de máscaras para servidores e alunos.

O retorno das aulas presenciais, ainda sem data estabelecida, será apenas para turmas do 3º ano do ensino médio regular e da fase 4 do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o Governo do Estado, todas as escolas estão recebendo um reforço financeiro para a compra dos materiais, além de dispensers para álcool em gel 70% e tapetes higienizadores.

Os alunos das demais séries de escolaridade (6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio e as fases 1, 2 e 3 do EJA) terão acesso a outros materiais diversificados de estudos e somente voltarão às atividades presenciais em 2021. “Queremos possibilitar um retorno seguro, que cumpra todos os protocolos em saúde para alunos, professores e demais envolvidos neste processo. Não há a menor chance de fazermos algo sem que não tenhamos todas as convicções necessárias de garantia de vida e saúde dos professores e o protocolo sanitário estabelecido nas escolas”, afirmou o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, que completou: “Temos uma agenda nacional que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em janeiro de 2021. Por isso, nossa prioridade, nesse momento, são esses jovens que estão concluindo os estudos”, destacou Comte.

Uma nova resolução, desta vez focada na saúde e segurança dos professores e funcionários da rede pública, está sendo trabalhada entre as secretarias de Educação e Saúde. A testagem dos servidores fará parte deste segundo protocolo: “Estamos em um esforço conjunto com a Saúde para fechar todos os procedimentos necessários para uma retomada segura para todos”, finalizou o secretário.

Como será a volta às aulas

- Salas de aula, refeitórios e áreas de circulação devem ser adequados para as regras de distanciamento social;
- Equipamento de Proteção individual (EPIs), como luvas e face shield, devem ser distribuídos a funcionários;
- Máscaras faciais devem ser fornecidas a servidores e alunos;
- Escolas precisarão ter dispensers para álcool em gel 70% e tapetes higienizadores;
- Filtros de ar-condicionado devem estar limpos;
- Limpeza em geral com água sanitária;
- Bebedouros que permitam contato com a boca serão lacrados. 

Rede municipal 

Conforme já noticiado por A VOZ DA SERRA, as aulas presenciais na rede municipal de ensino de Nova Friburgo continuam suspensas até, pelo menos, o próximo dia 31. Isso é o que determina o decreto 709, assinado pelo prefeito Renato Bravo. A determinação vale também para creches, escolas e universidades particulares, nas quais estão liberadas apenas as atividades pedagógicas não presenciais.

A última vez que o prefeito Renato Bravo se manifestou publicamente sobre o tema foi em 20 de agosto, quando publicou um vídeo em suas redes sociais garantindo que “não existe possibilidade de retorno às atividades presenciais nas escolas em Nova Friburgo sem que tenhamos o sinal verde da Secretaria Municipal de Saúde e somente após alcançarmos a primeira semana de bandeira verde (...). Até que isso aconteça, nossos alunos seguem com as atividades não presenciais ”.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições