Os mutirões de limpeza nos postes para retirada de cabos irregulares e em desuso continuam acontecendo no centro e em alguns bairros de Nova Friburgo. Mas, como esse tipo de cenário está presente em muitas ruas, a ação ainda deve levar um bom tempo para que a limpeza aconteça em todo o município. A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA flagrou, na semana passada, um cabo rompido e pendurado na Rua Fernando Bizzotto, no Centro. Os fios arriados atingiram veículos estacionados naquela via. Mas esse problema não é exclusividade dessa rua. Em várias outras, frequentemente, acontece o mesmo.
Apesar de ser de responsabilidade das empresas de telecomunicações a manutenção de seus cabos de acordo com as normas técnicas, em limpeza, organização e retirada de fios em excesso, a concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo Energisa, junto com a Câmara Municipal e a prefeitura, tem promovido desde o ano passado, vários mutirões de limpeza para retirada dos cabos de internet, telefonia fixa e TVs a cabo que não estão mais sendo utilizados.
Ainda de acordo com a concessionária de energia elétrica, somente no ano passado, foram realizados 13 mutirões de limpeza em Nova Friburgo, por meio dos quais foram retiradas mais de uma tonelada e meia de cabos mortos (em desuso). A ação visa também conscientizar as próprias empresas prestadoras de serviços a retirarem da rede aérea nos postes os cabos que forem desligados.
Neste ano, desde março, já foram realizadas dez ações de limpeza e estão previstas, pelo menos, outras três, que deverão acontecer em 17 de setembro, 8 de outubro e 12 de novembro. Em nota, a empresa lembrou ainda que faz o acompanhamento dos mutirões das empresas de telecomunicações para reordenação e retirada de fios irregulares e em desuso nos postes, além de fiscalizar as mesmas.
“Essas ações são de extrema importância, pois equipamentos de internet e fios de telefonia fora de padrão podem causar risco à população, como incêndios na rede e consequentemente interrupção no fornecimento de energia. O mutirão reúne as empresas de telecomunicações, a Energisa e os órgãos municipais competentes”, informou ontem, 21, a concessionária de energia elétrica.
A Energisa acrescentou também que “tem fiscalizado as empresas de telecomunicações e realizado as notificações legais, encaminhando as situações críticas às agências nacionais de Energia Elétrica (Aneel) e de Telecomunicações (Anatel), que regulamentam essa atividade conjuntamente.”
A ação também cumpre uma lei municipal de autoria do vereador Wellington Moreira, aprovada e sancionada pelo Poder Legislativo municipal, que determina a retirada dos fios da rede elétrica, telefonia e internet que não estão em uso e contribuem para a poluição visual da cidade.
Deixe o seu comentário