O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar um evento que pretende mesclar arte e solidariedade. É o Tattoo Week que acontecerá no próximo fim de semana no centro da capital fluminense. Na ocasião, pessoas com doenças crônicas poderão fazer tatuagens de segurança com alertas de suas patologias. A intenção é que com as tattoos os doentes possam receber atenção diferenciada necessária em atendimentos de saúde de urgência.
A organizadora do evento, Esther Gawendo, explica que a iniciativa beneficiará, principalmente, pacientes com diabetes, hipertensão ou alergia a alguma medicação. As tatuagens serão feitas voluntariamente. Quem mora no interior do estado e tem o desejo de fazer as tattoos de segurança e disponibilidade de viajar ao Rio no fim de semana pode se inscreverm aqui.
“Muitas vidas poderão ser salvas com essas tatuagens de segurança. Se o doente crônico tem uma crise na rua e é levado por populares a um hospital, os médicos e enfermeiros ao identificarem sua patologia através da tattoo, isso pode auxiliar nos procedimentos de socorro”, observa Esther.
O Tattoo Week Rio vai promover também micropigmentações de sobrancelhas e micropigmentações paramédicas de reconstrução da aréola do mamilo para mulheres mastectomizadas (que tiveram o seio extraído por causa do câncer de mama). Nesta edição, serão atendidos também, pela primeira vez, homens trans que fizeram implante mamário e não têm mamilo por conta da transição de gênero.
Os organizadores destacam que o procedimento de micropigmentação paramédica só poderá ser realizado mediante a apresentação de atestado médico. No ano passado, foram atendidas 250 pessoas. Este ano, a expectativa é dobrar esse número. O evento é realizado por meio de uma parceria entre a Tattoo do Bem, a Tattoo Week e o projeto Arte com Paixão, idealizado pela micropigmentadora paramédica Ana Savoy. Para o idealizador e fundador da Tattoo Week, Enio Conte, o evento pretende dar visibilidade à arte na pele, valorizando seus artistas e mostrando que o setor é um importante mercado na economia. “Nosso objetivo é trazer uma nova experiência aos participantes e visitantes e emocionar, provando que tatuagem, além de arte, é solidariedade e gera emprego e renda”, disse.
Lançamentos
A Tattoo Week Rio terá 250 estandes de estúdios e empresas de tatuagem e piercing, que somam 2.500 expositores, além de área gastronômica, espaço lúdico para crianças com educadores, espaço fitness e estacionamento. Mais de mil tatuadores e piercers de várias partes do Brasil e do mundo apresentarão seus trabalhos para o público, bem como as recentes tendências da arte na pele. As empresas, por sua vez, trarão seus mais novos lançamentos em produtos e equipamentos.
Haverá também durante o evento o concurso da Miss e Mister Tattoo, que elegerá a mulher e o homem mais tatuados e será realizado concurso com 22 categorias de tatuagens. O ganhador vai representar o Brasil na Convenção de Tatuadores, em Nova York (EUA). Esther revelou que a meta, para 2024, é ampliar o total de vencedores, para levar um maior número de profissionais para representar o Brasil na convenção norte-americana. (Agência Brasil)
Deixe o seu comentário