Nesta segunda-feira, 25, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos que já são doadores de sangue, além de sensibilizar a população para a importância da doação. O mês de novembro não foi escolhido aleatoriamente: ele precede um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse mês especialmente importante para promover o ato solidário da doação de sangue.
A data, que também tem por objetivo estimular a doação de sangue, foi instituída pela lei 53.988/1964, assinado pelo então presidente Castello Branco. O dia escolhido foi o aniversário da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Além disso, em 14 de junho também se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Não existe nada que substitua o sangue e ele é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.
Como doar
- Levar documento de identidade com foto e órgão expedidor;
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
- idade até 60 anos, se for a primeira doação;
- Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
- Pesar mais do que 50 quilos;
- Não estar em jejum;
- Após o almoço ou jantar, aguardar pelo menos três horas;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter tido parto ou aborto há menos de três meses;
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
- Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
- Não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses;
- Não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
- Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);
- Não ter visitado área endêmica de malária há menos de um ano;
- Não ter tido malária;
- Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento;
- Não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de três dias (se a doação for de plaquetas).
Em Nova Friburgo
O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, realizará mutirão de doação de sangue neste sábado, 23, das 7h30 às 11h30. A ação pretende aumentar os estoques de sangue da unidade e oferecer a possibilidade para pessoas que não conseguem doar durante os demais dias da semana. A doação de sangue é um processo rápido e indolor.
Deixe o seu comentário