Covid-19: Nova Friburgo registra seis mortes na semana passada

No período o número de casos positivos da doença aumentou pelo menos 277%, levando em conta apenas os testes feitos pelo SUS
segunda-feira, 28 de novembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Assim como está acontecendo em todo o país, o número de casos positivos da Covid-19 vem aumentando neste mês em Nova Friburgo. Entre os últimos dias 19 e 25, foram 468 novos casos positivos, levando-se em conta apenas os testes feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que totalizam 1.705, no período. Também houve aumento da porcentagem de positivados no total dos testes: 27,45% dos testes deram resultado positivo.

Na semana anterior, foram 917 testes feitos pelo SUS e 169 positivaram, o que corresponde a 18,43%. Comparando os números de positivos da semana com os da semana anterior, o aumento de casos confirmados foi de 277%.

Depois de dois meses sem registrar mortes causadas pela Covid-19, o último óbito havia sido divulgado no boletim de 23 de setembro, com uma morte, o município contabilizou na última semana mais seis mortes provocadas pela Covid- 19. De acordo com a prefeitura, os mortos são dois homens e quatro mulheres, quatro deles com idades entre 90 e 99 anos, um entre 80 e 89 anos e um na faixa etária entre 60 e 69 anos. A prefeitura também informou que uma pessoa não havia se vacinado, outra havia tomado três doses da vacina contra a Covid-19 e quatro haviam completado a imunização, com as quatro doses. 

Mas, ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, dos seis mortos, cinco tinham comorbidades (doenças crônicas), e isso foi determinante, somando ao fato de serem idosos, o que contribui com a piora dos casos e mortes.

Levando-se em conta o mês de novembro, houve aumento de 3.600% do número de casos de Covid-19 em Nova Friburgo. No boletim emitido no último dia 4, apenas 13 pessoas tinham positivado após exames feitos pelo SUS. Na semana entre 29 de outubro e 4 de novembro, foram feitos no município 476 testes da Covid-19 pelo SUS. Em relação a primeira semana do mês, o número total de testes feitos pelo SUS registrou aumento de 358%.

Leitos do Raul Sertã com 100% de ocupação

Outro dado preocupante é a ocupação de leitos exclusivos para pacientes infectados pelo coronavírus nos hospitais de Nova Friburgo. Na última sexta-feira, 25, por exemplo, os dez leitos de enfermaria e os três de UTI do Hospital Municipal Raul Sertã estavam ocupados. A cada semana de novembro, o Raul Sertã aumentou o número de leitos UTI Covid. No último dia 4, não havia nenhum voltado para a doença.

Somadas as enfermarias de Covid-19 dos hospitais Raul Sertã com os particulares, há 40 leitos disponibilizados, 14 deles estavam ocupados. Já entre os 13 leitos de UTI, há cinco ocupados. Os hospitais particulares também aumentaram os números de leitos de enfermaria e UTI para o atendimento da Covid-19. No dia 4 passado eram 24 leitos de enfermaria e sete de UTI nos três hospitais particulares. Na última semana essa oferta aumentou para 30 leitos de enfermaria e dez de UTI. Desses, quatro de enfermaria e dois de UTI estavam ocupados.

Ao analisar todos os leitos da Covid-19 nos hospitais locais, somando do Hospital Municipal Raul Sertã com os três particulares, 35% dos leitos de enfermaria, 14 dos 40, estão ocupados. Já os leitos UTI somam 13 e tem ocupação de cinco, o que corresponde a 38,46%.

Vacinação retomada no município

Após o estoque de vacinas contra a Covid-19 ter se esgotado na semana passada devido ao aumento da procura pela imunização por causa da nova onda de casos da doença causada pela subvariante BQ1, a Secretaria Municipal de Saúde retomou a campanha ontem, 28 em Nova Friburgo. A procura novamente foi grande e a remessa enviada aos postos de saúde dos bairro Cordoeira e São Geraldo acabou ainda pela manhã, mas foi reposta em seguida. 

A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação hoje, 29, e durante toda esta semana está disponível para várias faixas etárias nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, e Tunney Kassuga, no bairro Olaria, das 8h às 18h; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, das 8h às 16h. Na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, a vacinação será encerrada às 15h em todos os postos devido ao fechamento antecipado das unidades de saúde por causa do jogo do Brasil contra Camarões pela Copa do Mundo. 

Vacinação infantil  

Na última semana, Nova Friburgo começou a imunização contra a Covid-19 para bebês com idade a partir de seis meses até dois anos, 11 meses e 29 dias. Inicialmente, devido ao quantitativo disponível de doses, apenas as crianças com comorbidade receberam a vacina. 

Nesta semana, no entanto, a aplicação da vacina Pfizer Baby continua, mas assim que concluir a cobertura deste público prioritário, havendo sobras de doses, serão contempladas as demais crianças sem comorbidades, evitando desperdício do imunizante.

Já o público de 3 e 4 anos terá a vacinação retomada após a chegada de nova remessa de Coronavac. A aplicação de primeira e segunda dose acontecerá nesta terça, 29, e quarta-feira, 30. Para a população acima de 12 anos o município oferta a primeira, segunda e terceira doses. O grupo com mais de 18 anos pode receber a quarta dose, enquanto a quinta dose já é ofertada para população imunossuprimida acima de 18 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) que são imunossuprimidas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: