As lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas a funcionar até 22h desde o dia 14 até esta quinta-feira, 24, véspera de Natal. A permissão consta da convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio.
Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, comenta que a medida ajuda a incrementar as vendas, facilita a vida dos consumidores e, neste momento de pandemia, contribui para evitar aglomerações no interior dos estabelecimentos.
“Mais do que nunca, o horário especial de Natal, que todo ano incluímos no nosso acordo, se mostra essencial para o comércio. Além de colaborar no desempenho do setor e facultar aos clientes escolherem o melhor período para irem às compras, agora se revela adequado na manutenção do distanciamento social. Em vários lugares do mundo, o comércio está atendendo durante as 24 horas, justamente para não provocar concentração de pessoas”, argumenta ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.
Braulio lembra que a convenção coletiva liberou ainda, em dezembro, a abertura das lojas nos domingos e nas manhãs de segunda-feira, quando normalmente o comércio respeita a Semana Inglesa e tem expediente a partir das 13 horas. Ele acentua que o acordo prevê assinatura de termo de adesão pelas empresas que cumprirem horário ampliado, com vistas a regulamentar o funcionamento extra e resguardar os direitos dos comerciários.
O presidente da CDL e do Sincomércio afirma que as entidades orientam as empresas a redobrarem os cuidados na luta contra a propagação do coronavírus e pela redução do número de casos de Covid-19 na cidade.
“O comércio de Nova Friburgo vem obedecendo às regras sanitárias em vigor. Mesmo assim, insistimos com as empresas para que procedam à higienização frequente dos ambientes, limitem a quantidade de clientes dentro das lojas, ofereçam álcool em gel e não deixem ninguém, nem funcionários nem consumidores, sem máscaras”, reitera Braulio Rezende.
Os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio que seguem o acordo coletivo de Nova Friburgo são: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.
Pedido às Polícias Civil e Militar
Braulio enviou ofícios ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Alex Marchito Soliva, e ao delegado titular da 151ª Delegacia de Polícia (DP), Henrique Pessoa, com solicitação para aumento do policiamento na cidade, de modo a elevar a segurança do comércio que trabalha em horário estendido e dos consumidores que fazem suas compras de Natal em Nova Friburgo.
Conforme explicou na correspondência, a vigilância ostensiva se torna indispensável nesta época do ano, já que habitualmente cresce o movimento nas ruas, nas lojas e nos bancos, e os consumidores passam a circular com mais dinheiro e sacolas, ficando vulneráveis a assaltos e roubos.
“Pelo que observamos nos últimos dias, nosso pleito foi acatado. A presença de efetivo das polícias Civil e Militar nos centros comerciais é fundamental para vivermos um fim de ano tranquilo em Nova Friburgo”, ressalta Braulio Rezende.
Deixe o seu comentário