Chuva dá trégua em Friburgo, mas tempo segue instável

Defesa Civil Nacional entra em estágio de alerta máximo no Sudeste, sobretudo em Minas Gerais
sábado, 25 de janeiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Chuva dá trégua em Friburgo, mas tempo segue instável

Após dois dias de chuva intensa e contínua, este sábado, 25, amanheceu com sol entre nuvens em Nova Friburgo, confirmando a previsão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), que ainda prevê tempo instável, com chuvas durante à tarde, noite e até de madrugada na cidade, neste fim de semana.

O fenômeno meteorológico (corredor de umidade da Amazônia associado ào tempestade subtropical Kurumi no Atlântico Sul, já rebaixada para depressão subtropical) que se formou no oceano, na altura do Sudeste, não deve mais afetar diretamente o Estado do Rio, como era previsto. No entanto, a passagem do ciclone acabou intensificando as chuvas em todo o território fluminense nesta sexta-feira e causou estragos em outros estados do Sudeste, como Minas Gerais.

De acordo com o mais recente boletim emitido pela Defesa Civil de Nova Friburgo, nas 24 horas entre 9h de sexta-feira e 9h deste sábado, a precipitação média foi de 21,04 milímetros na cidade. A precipitação máxima foi registrada no distrito de Lumiar, que teve 48,88 milímetros de chuva. O bairro onde choveu menos foi  Vila Nova, com 10,95 milímetros.

Durante esse período, apenas uma ocorrência relevante foi registrada pela Defesa Civil municipal: um pequeno deslizamento na RJ-142, a Serramar. A terra já foi removida e a pista está totalmente liberada ao tráfego.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o tempo seguirá instável neste sábado, com o céu variando de parcialmente nublado a nublado, com alta probabilidade (60%) de ocorrerem chuvas fracas a moderadas em toda a região.

Alerta máximo no Sudeste

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), elevou o status de operação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para alerta máximo na Região Sudeste e Centro-Oeste. O regime de atenção teve início na última segunda-feira, 20, e é parte da Operação Chuvas de Verão 2020.

Na quarta-feira, o Cenad, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgaram um alerta de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação na faixa que compreende o Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. A situação deve prosseguir neste fim de semana.

É importante lembrar que, dentro da mancha de impactos, há localidades que já estão sofrendo com as chuvas registradas desde a última sexta-feira.As agências federais orientam as defesas civis dos estados e municípios a remeterem o alerta aos demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção e defesa civil, além de compartilharem as informações com institutos locais de previsão de clima e tempo. Além disso, caberá às Defesas Civis que atuam nas localidades o envio de alertas aos gestores municipais e às populações vulneráveis.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: