Censo 2022: mais de 90% dos domicílios já foram visitados em Nova Friburgo

Apesar da desistência de mais da metade dos recenseadores, a fase de pesquisa da contagem populacional deve ser encerrada dentro do prazo
quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Em Nova Friburgo, cerca de 80% da população já foi entrevistada pelos recenseadores, que estão fazendo o trabalho de campo do Censo 2022. A informação foi passada por Vinicios Abreu da Silva, coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município. A estimativa do órgão é que Nova Friburgo tenham 191.664 moradores para serem recenseados. Levando em conta esse número, já participaram da contagem populacional mais de 153 mil pessoas.

Segundo Vinicios, 92% dos 76 mil domicílios estimados já foram visitados, o que corresponde a mais de 69 mil residências que receberam os recenseadores. “Estamos dentro do cronograma para finalizar o censo até dezembro”, afirma o coordenador de área do IBGE Nova Friburgo.  

O Censo 2022 começou em agosto e já teve a previsão de término adiada duas vezes. Isso porque a dificuldade para cumprir a meta é grande para os recenseadores. Muitos não conseguem fechar a área de responsabilidade por diversos motivos: recusa de atendimento e, agora também, a chuva constante. “Quase todos os dias está chovendo, o que complica bastante o deslocamento das equipes”, disse Vinicios, completando que “as recusas de atendimento estão abaixo de 4%.”

Os recenseadores recebem depois de entregar cada área de sua responsabilidade pesquisada. Como muitos não conseguem êxito, vão desistindo pelas dificuldades encontradas. No início, a equipe contava com 188 recenseadores, mas hoje, estão atuando pouco menos de 60% deles.

A importância do censo

Com o resultado do Censo 2022, o Brasil voltará a ter dados oficiais sobre sua população: como vivem, onde trabalham, renda, escolaridade, idade, entre outros, de suma importância para definir investimentos em políticas públicas e do setor privado.

O Censo 2022 em Nova Friburgo, além de atualizar os dados de todo o município, divulgará o resultado da pesquisa por bairros e não por distritos, como nos censos anteriores. Isso porque, em 2018, foi aprovada e sancionada a Lei dos Bairros, que reordena, redefine e oficializa as delimitações de distritos, bairros e localidades de Nova Friburgo. 

“A divulgação do censo demográfico é feita com base na divisão municipal determinada por legislação. Os dados de Nova Friburgo eram divulgados, no máximo, por distritos, únicos, até então, criados por lei. Agora com a Lei de Bairros, a divulgação vai contemplar os dados de cada bairro”, explica Vinicios Abreu da Silva, coordenador de área do IBGE Nova Friburgo.

De acordo com ele, essa delimitação é de suma importância para os governos conhecerem o perfil da população de cada bairro e direcionar as políticas públicas específicas para o local. “Se a população é composta por pessoas mais idosas, deverão, então, ser direcionadas ações para esse público. Se é um bairro com população economicamente mais ativa, normalmente é necessária uma creche para os pais deixarem os filhos para trabalharem. Em tudo isso os resultados do Censo podem auxiliar a prefeitura a definir seus investimentos”, declarou ele, acrescentando que “a pesquisa também serve de base para o setor privado. Conhecendo o perfil da população, empresários terão mais facilidade para determinar o melhor investimento para o local.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: