O badminton ainda não é dos esportes mais populares no Brasil, mas uma pequena friburguense já começa a se destacar na modalidade. A atleta Isabela Riguetti tornou-se campeã estadual de badminton, na categoria Sub-11. A competição aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, e a pequenina, de apenas 10 anos, venceu os três jogos finais, ganhando o primeiro e o segundo por 2 sets a 0 e o terceiro jogo de virada, por 2 sets a 1.
A conquista de mais um talento de Nova Friburgo veio após outro título, o Circuito de Badminton, competição também realizada pela Federação Estadual (Febarj), e vencido por ela com facilidade. Isabela começou a praticar badminton na Escola Maria Mendonça, onde já existia um projeto.
O interesse pelo esporte surgiu em julho de 2022, e como o seu pai é técnico de badminton, a iniciação se deu de forma rápida. A ideia era que Isabela estivesse apta a participar dos Jogos Estudantis estaduais em 2024, quando completasse 12 anos.
No entanto, o desempenho de Isabela foi tão acima do esperado que o técnico resolveu fazer um teste, para saber qual era realmente seu nível de jogo. A pequenina foi inscrita no Circuito da Federação Estadual, competição em que só participam atletas não federados. Com esses resultados a atleta, nascida em Nova Friburgo, atualmente morando e treinando em Maria Mendonça, distrito de Trajano de Moraes, entra de vez no cenário estadual. A equipe de badminton da localidade já havia feito bonito nos Jogos Estudantis em 2011 e 2012. A irmã de Isabela, Vívian Riguetti, também já tinha sido vice-campeã estadual nos jogos.
O maior desafio agora é se manter entre as melhores do estado, já que as dificuldades de treinamento são muitas. O problema já começa com o local, que deve ser fechado, com a ausência de vento, algo não existente na região. A quadra municipal onde Isabela treina, por exemplo, é totalmente aberta. Também a falta de material em quantidade suficiente dificulta o treinamento.
De acordo com o pai e treinador, Nilton Riguetti, o foco agora passa a ser a busca por patrocinadores. "Conversaremos com empresas que queiram associar seu nome a uma campeã estadual. Precisamos oferecer não só para Isabela, mas a outros jovens da comunidade, uma oportunidade de terem treinamento profissional, com materiais adequados e profissionais habilitados. Assim poderemos competir a nível nacional, carregando o nome da empresa nos uniformes da equipe", observou.
O sonho nacional de Isabela é a disputa do Campeonato Brasileiro, realizado em seis etapas, uma em cada estado do país. Para pontuar no ranking, o ideal é participar de pelo menos três dessas etapas. “Sem patrocínio, será muito difícil que nossa campeã jogue o Brasileiro, sobretudo pelas despesas com viagem e hospedagem. A ideia é convidar um grupo de dez empresas friburguenses para serem parceiros. Isabela tem muito potencial e poderá estar na Seleção Brasileira em médio prazo. No momento, Isabela ainda está tentando apoio para pagar uma treinadora profissional e comprar raquetes e petecas”, finaliza Nilton.
O badminton
O badminton é uma modalidade esportiva praticada entre adversários que utilizam raquetes para rebater uma peteca. O objetivo é fazer com que a peteca atinja a área do adversário. Os competidores (podem ser duplas ou apenas um atleta contra o outro) ficam em áreas divididas por uma rede, semelhante ao tênis.
O esporte exige dos praticantes, habilidades físicas como explosão, agilidade, reflexo, coordenação motora, além de um bom condicionamento cardiorrespiratório. Entre os esportes que utilizam raquete, o badminton é o mais veloz. A velocidade da peteca pode chegar a quase 300 km/h.
Na história do badminton, não se tem uma origem definida da modalidade mas sim diversas narrativas sobre seu surgimento. Acredita-se que o esporte se originou de uma prática chinesa, jogada com os pés e uma peteca, chamada de ti jian zi, no século V a. C. A história moderna do badminton teve início na Índia, em 1870. A Associação Inglesa de Badminton, fundada em 1893, promoveu o primeiro campeonato do esporte em 1899. Nessa edição, apenas homens participaram do evento.
O badminton é disputado em um total de três games. Vence a partida quem ganhar dois games primeiro. Cada game é composto por 21 pontos. Em caso de empate nos 20 pontos, o time ou atleta vencedor será aquele que abrir dois pontos de vantagem primeiro. O badminton possui cinco modalidades, que variam de acordo com a quantidade de atletas (um ou dois) e o sexo. O tamanho da área de uma partida com duplas em relação à competição individual é diferente. A altura da rede deve ser de 1,55 metro do chão.
Deixe o seu comentário