Duas das grandes paixões dos brasileiros, carnaval e futebol se misturam em Nova Friburgo. E se cada um possui o time de coração no Rio de Janeiro ou em qualquer outro estado, no município, as cores azul, vermelho e branco unem os friburguenses num só sentimento. E é exatamente o Bloco do Frizão, formado por associados, amigos e torcedores do Friburguense, o primeiro a passar pela Avenida Alberto Braune.
O desfile acontece nesta sexta-feira, 17, a partir das 21h. Com samba próprio, composto por César Fonseca, bateria, carro de som e surpresas preparadas, o bloco traz o enredo “O show não pode parar”, numa reverência ao retorno do carnaval após o período de pandemia.
“Fazer o bloco é uma luta muito grande, mas é uma coisa gostosa. E esse enredo busca trazer a alegria de volta, por conta dos dois anos em que ficamos parados. Ano passado preferimos não desfilar no carnaval fora de época. Liguei para os patrocinadores e conseguimos, temos uma credibilidade legal. Todos abraçaram a ideia, e vamos fazer um ótimo desfile desta vez. Eu queria reduzir a bateria, mas já temos mais de 70 componentes novamente. Acreditamos que teremos, pelo menos, 500 pessoas, calculando pelos abadás, e mais o povão que vem junto com a gente”, projeta Edmilson Py, um dos responsáveis pelo Bloco do Frizão.
Além da apresentação, os componentes também se reúnem após a passagem pela passarela do samba. Ao contrário das agremiações dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, aquela rivalidade saudável fica de lado, e os torcedores de todos os times se unem para vestir os abadás do Friburguense.
“O Bloco do Frizão é família. Digo que é um master que arrastou a juventude. Fazemos o contrário: desfilamos e, depois, vamos para uma choperia, onde encerramos o carnaval com uma brincadeira. Tem DJ e marchinha. Sem nenhuma rivalidade, pelo contrário, queremos mesmo é mais animação possível”, resume.
O Bloco do Frizão surgiu a partir da "Segunda sem lei", evento realizado às segundas-feiras de carnaval por amigos no Friburguense. No final de 2005, Edmilson Debossan e o xará Edmilson Py criaram o projeto de um bloco para desfilar na sexta-feira de carnaval, aprovado pelo então vice-presidente social, Jones Canto. O bloco evoluiu e hoje possui instrumentos próprios, comprados com o dinheiro da venda das camisetas. Os enredos retratam assuntos ligados ao esporte e desde 2005, ano de fundação só não desfilou em duas oportunidades.
Máquina Tricolor
No sábado, 18, é a vez do Bloco Máquina Tricolor. Este ano, os torcedores do Fluminense levam para a avenida a homenagem ao ídolo Fred. O desfile acontece às 17h, mas a concentração terá início às 13h. Quem comprou o abadá terá direito a cerveja, vodka, energético, corote, água, suco e refrigerantes. Em anos anteriores, o grupo prestou homenagem à dupla Washington e Assis, o famoso Casal 20, multicampeões pelo clube na década de 80, e ao ex-jogador Romerito, um dos ídolos da história do clube das Laranjeiras. A expectativa, segundo os organizadores, é que mais de 400 tricolores participem.
Alvinegros da Serra
No domingo, 19, é a vez do Alvinegros da Serra desfilar o amor da torcida do Botafogo, e reverenciar os inúmeros ídolos de sua gloriosa história. A concentração começa às 13h, com previsão para desfilar às 17h. O pacote com abadá e caneca dá direito a bebidas diversas liberadas, além da utilização do Espaço Kids na concentração. Com samba-enredo oficial, composto por Guto Intérprete, Sabará e outros nomes do carnaval friburguense, o bloco também terá rainha de bateria.
Urubu da Serra
Representando a do Flamengo, o bloco Urubu da Serra também desfila na segunda-feira de carnaval, 20, às 16h. A temática deste ano será o ano mágico de 2019, destacando, especialmente, a conquista da Libertadores naquela temporada. De acordo com a direção do bloco, a compra do abadá dá direito, além do ingresso, a cerveja, caipirinha, refrigerante e água liberados. O bloco também vai sortear brindes oficiais do Flamengo e um ingresso com van para assistir a um jogo do rubro-negro no Maracanã. Outra atração prevista é a participação do Grupo 100 Saideira.
Gigantes da Serra
Fechando os blocos com a temática de futebol, o Gigantes da Serra é uma das atrações da terça-feira de carnaval, 21, reunindo foliões e apaixonados pelo Vasco da Gama. O desfile acontece por volta das 18h, na Avenida Alberto Braune, mas a concentração terá início às 15h30, com concentração em frente à prefeitura. O detalhe é que a previsão de término é às 22h: o bloco desfila e ainda volta para a concentração.
Os abadás dão direito a cerveja, água, refrigerante, energético e vodka de sabores liberados. Outras atrações também estão confirmadas, à exemplo do Grupo Hipnose, Filhas de Bamba e DJ Saulo Emk. A ideia do bloco surgiu através do presidente da agremiação, Thiago Cardoso, após passar um dia no carnaval de 2012, em Itaocara. O bloco carnavalesco Itaocalhau, dedicado ao Vasco da Gama, foi a inspiração para criar o Gigantes da Serra.
Deixe o seu comentário