O Procon-RJ notificou oito empresas que apresentaram irregularidades nos seus sites, com ofertas direcionadas à campanha “pré Black Friday”, como publicidade enganosa e ausência de informações claras e corretas aos clientes. A Black Friday este ano será realizada na próxima sexta-feira, 25, com a promessa de descontos de até 70% no comércio físico e online.
Os agentes da autarquia de defesa do consumidor fiscalizaram nos últimos dias mais de 50 sites que já indicavam descontos promocionais típicos da Black Friday, dentre eles, estavam sites de eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário, clínicas de estética, empresas de turismo, joalherias, farmácias, lojas de brinquedos, dentre outros.
A mudança de valor ao finalizar a compra, ausência de informações importantes para garantir a segurança do consumidor, como o endereço e CNPJ da empresa, ausência de preços ou maior destaque para o valor da parcela e até mesmo, a aplicação de desconto inferior ao anunciado, foram alguns dos problemas encontrados nos sites notificados pelo Procon.
Assim, primando pelo equilíbrio da relação de consumo e visando uma solução rápida e efetiva para os consumidores e fornecedores, o Procon-RJ notificou as empresas para que sanem as irregularidades no prazo máximo de 48 horas após o recebimento da notificação e, caso não o façam, serão abertos processos administrativos e elas poderão ser multadas.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, afirma que “a Black Friday é uma data muito importante para o comércio, pois garante que os lojistas ganhem na grande quantidade comercializada e os consumidores ganhem também com os descontos diferenciados. Por esse motivo, estamos em monitoramento constante, para garantir a credibilidade do evento", garantiu Cássio.
O Procon-RJ vem, desde outubro, realizando o monitoramento de preços dos produtos mais procurados nos principais sites, o que ajudará o consumidor na comparação de preço, caso o produto desejado esteja nesta lista. Além disso, divulgou as cartilhas "Black Friday Legal" e "Como evitar possíveis golpes virtuais", bem como possui uma lista de sites a serem evitados. Todas essa lista pode ser acessada aqui. A autarquia também informa que, caso o consumidor deseje registrar reclamação ou denúncia, poderá acessar os canais de atendimento disponíveis no site.
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