Após vistoria, Friburgo pode ter ações para movimentar esportes radicais

Equipe da Secretaria de Esportes e Lazer faz visita técnica na Pedra Catarina para verificar condições de acesso
terça-feira, 23 de novembro de 2021
por Vinicius Gastin
Trekking é uma das várias beneficiadas pela natureza friburguense (Foto: Friburgo Trekking Blogspot)
Trekking é uma das várias beneficiadas pela natureza friburguense (Foto: Friburgo Trekking Blogspot)

O relevo e a natureza de Nova Friburgo são um convite para a prática de caminhadas, corridas e diversas outras modalidades. Tudo dentro de um contexto consciente, preservando tudo o que envolve o ecossistema, obviamente. Há quem também prefira os esportes mais radicais, à exemplo do mountain run, trekking, downhill e voo livre. Pois o município também apresenta uma estrutura natural convidativa para aqueles que procuram uma adrenalina maior.

Com o objetivo de desenvolver ações voltadas para a estruturação e fortalecimento da prática dessas modalidades esportivas, uma equipe da Secretaria de Esportes e Lazer de Nova Friburgo realizou uma visita técnica na Pedra Catarina. Na ocasião foram verificadas, em especial, as condições de acesso, importantes não só para os desportistas radicais como também para quem planeja fazer apenas uma caminhada e apreciar a vista.

Fizemos uma visita técnica para avaliar a possibilidade de fomentar esportes radicais naquela localidade, pois entendemos que algumas modalidades têm um apelo turístico muito grande. Sendo assim, precisamos abrir os olhos também para essa vertente, a prática esportiva, o turismo e todo o potencial gerado em cima disso”, avalia o secretário João Victor Duarte.

A Pedra Catarina Mãe é bem localizada e fica em uma região central, apresentando maiores facilidades para o acesso dos friburguenses e turistas. Em outubro, a pasta se reuniu com representantes de voo livre para dialogar e começar a traçar um planejamento.

A modalidade é considerada um esporte radical aéreo que utiliza das condições naturais para alçar voos, utilizando equipamentos como parapentes e asas deltas. A atividade também estimula a economia e potencializa mais um esporte no município, tendo como referência projetos de sucesso desenvolvidos em outras cidades.

Desde 2017, uma pista de pouso para praticantes que saltam da rampa funciona na Pedra da Catarina, abrangendo e contemplando dezenas de pilotos de Nova Friburgo, distribuídos por alguns grupos e clubes.

O estímulo à atividade poderia trazer melhorias para o ecoturismo do município, que já possui excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica. Outro lugar famoso na região é o mirante Voo Livre Parapente, localizado na rodovia RJ-148, no trecho entre Nova Friburgo e Sumidouro.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: