Animais deverão receber microchipagem gratuitamente em Nova Friburgo

Prefeitura confirma que está concluindo os trâmites da licitação. O edital deve ser publicado nos próximos dias
quinta-feira, 15 de junho de 2023
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Desde o último sábado, 10, cães e gatos podem receber a microchipagem de identificação de forma gratuita, no município do Rio de Janeiro. O serviço vai passar por oito bairros das zonas oeste e norte da capital carioca até o fim deste mês. 

O dispositivo implantado é do tamanho de um grão de arroz e atende aos padrões internacionais ISO 11.784 e ISO 11.785. O microchip é parte da plataforma digital Sisbicho, que cria um cadastro online gratuito de cães, gatos e outros animais domésticos, dando direito à carteira oficial de identificação com foto e tudo. A microchipagem é obrigatória para os casos de comercialização e doação de bichos e recomendada a todos os proprietários de animais de estimação.

Serviço pode ser oferecido também em Nova Friburgo

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para saber se existe algum projeto em andamento para a microchipagem gratuita de animais de estimação no município.

A prefeitura, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), informou que está concluindo os trâmites do processo administrativo para licitação, na modalidade de registro de preço, de serviço médico-veterinário de castração, com implantação de microchip nos pets, em clínica veterinária especializada. O edital deve ser publicado nos próximos dias.  

“O serviço deve atender cães e gatos, com tutor/responsável ou errantes, de ambos os sexos, independente da raça, com idade mínima de quatro meses e máxima de 8 anos e domiciliados ou recolhidos no município de Nova Friburgo. 

Além da castração, a empresa contratada deverá implantar e fornecer microchip, bem como leitor de microchip compatível com o dispositivo implantado nos animais, este em regime de comodato, assim como demais insumos, equipamentos e medicamentos necessários. 

O objetivo desta iniciativa é promover o controle da população de animais domésticos, cães e gatos, e atuar no combate ao abandono desses animais. Com a implantação de microchip (dispositivo minúsculo, colocado sob a pele do animal), é possível realizar o cadastramento e posterior identificação de todos os dados pessoais que identificam o tutor e seu endereço com finalidade de coibir o abandono de animais domésticos, por seus tutores, já que permite a identificação e responsabilização, bem como cooperar para a diminuição de animais errantes (que vivem nas ruas). 

Em se tratando de animais errantes, a realização conjunta dos serviços de castração e microchipagem permitirá ao município maior controle sobre o número de animais presentes nas ruas, à medida em que, novos indivíduos abandonados serão identificados com mais facilidade.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: