Em busca de escrever novos capítulos vitoriosos de sua história, a AFFM / Friburguense conseguiu ter bom desempenho no primeiro desafio da temporada de 2023. O ano do futebol de mesa do Rio de Janeiro, modalidade 12 Toques, foi aberto com o já tradicional Torneio Início Interclubes.
Realizado no shopping Boulevard, no bairro carioca de Vila Isabel, a competição terminou com o tricampeonato do Vasco da Gama. O cruzmaltino venceu a competição em 2019, no Parque Olímpico e em 2022 e 2023 no shopping Boulevard. Em 2020 e 2021, devido a pandemia, não houve o torneio.
América, Flamengo, Fluminense, além de Friburguense e Vasco da Gama, também disputaram a competição. Na primeira fase, os confrontos foram de rodada única em um turno apenas, na qual quatro jogadores de uma equipe enfrentaram os jogadores da outra equipe em uma rodada definida por sorteio.
As duas melhores equipes classificadas foram América, com nove pontos, três vitórias e uma derrota, e o Vasco com seis pontos. A equipe cruzmaltina se classificou após um triplo empate, ficando na frente de Friburguense e Fluminense no saldo de pontos. Na final, a disputa foi no sistema de quatro rodadas, ou seja, os quatro jogadores de uma equipe enfrentaram os quatro jogadores da outra equipe.
O Vasco venceu a equipe rubra com parciais de 7 x 4, 12 x 0, 9 x 3 e 7 x 4 perfazendo um total de 35 a 11, com destaque para Felipinho com dez pontos. Já o Friburguense estreou com derrota por 2 x 1 para o Fluminense, e reagiu diante do América, vencendo pelo placar de 2 x 0. O Tricolor da Serra também derrotou o campeão Vasco, por 2 x 1, mas acabou derrotado pelo Flamengo, por este mesmo placar.
Resultados do torneio
1ª rodada
América 2 x 0 Flamengo
Friburguense 1 x 2 Fluminense
2ª rodada
Vasco da Gama 3 x 0 Fluminense
América 0 x 2 Friburguense
3ª rodada
Friburguense 2 x 1 Vasco da Gama
Flamengo 0 x 4 Fluminense
4ª rodada
América 3 x 1 Vasco da gama
Flamengo 2 x 1 Friburguense
5ª rodada
Flamengo 0 x 4 Vasco da Gama
Fluminense 1 x 3 América
Final
América 11 X 35 Vasco
Alison dos Santos e Rebeca Andrade ganham o Brasil Olímpico
Os campeões mundiais Alison dos Santos, 22 anos, e Rebeca Andrade, 23, foram eleitos os melhores atletas de 2022 no Prêmio Brasil Olímpico, considerado o oscar do esporte nacional. Os troféus foram entregues em uma festa no teatro da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Rebeca ganhou pela segunda vez consecutiva o prêmio de melhor atleta feminina, após conquistar um ouro (no individual geral) e um bronze (solo) no Mundial de ginástica artística do ano passado.
Alison ergueu o troféu de melhor atleta masculino na premiação do COB (Comitê Olímpico do Brasil) pela primeira vez. Em 2022, ele foi ouro no Mundial e campeão da Diamond League, o principal circuito mundial de atletismo em 2022, terminando a temporada invicto na prova dos 400 metros com barreiras.
Os dois atletas paulistas que foram medalhistas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 estavam concorrendo com Filipe Toledo (campeão mundial de surfe) e Isaquias Queiroz (um ouro e um bronze no último mundial de canoagem velocidade), no masculino, e Rayssa Leal (campeã do circuito mundial de skate street) e Ana Marcela Cunha (dois ouros e um bronze no Mundial de Desportos Aquáticos, além de hexacampeã do circuito mundial de águas abertas), no feminino.
A cerimônia também celebrou 23 pódios em campeonatos mundiais ou competições com provas olímpicas equivalentes no ano passado que foi o segundo melhor da história do país em torneios internacionais desta magnitude, atrás apenas de 2013, quando o país fechou a temporada com 27 conquistas.
Deixe o seu comentário